Texto: Chico Carlos. Fotos: Thiago Graf.

Sucesso absoluto. Esta é a definição mais direta e objetiva da 10ª Corrida São Lucas, realizada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), coordenada pelo Corpore Sano Running e com supervisão técnica da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA). O evento aconteceu sábado passado (09/11), com largada às 16h, no Cais da Alfândega, ao lado da Livraria Cultura, no Recife Antigo.unnamed (3)

No cenário, o sol por testemunha, encheu de alegria, luz e cores as pontes, ruas e avenidas do Recife Antigo. Um espetáculo de rara beleza como nos versos da música Estação da Luz, de Alceu Valença.” Lá vem chegando o verão, no trem da Estação da Luz. É um pintor passageiro, colorindo o mundo inteiro. Derramando seus azuis”. O evento de caráter esportivo e social, contou com  mais de mil participantes – corredores e corredoras – agregou saúde, alegria, bem-estar e festa em homenagem ao mês do médico, unindo a categoria médica com o público presente. Foram percursos de 5km e 10km, organizados numa grande estrutura, com bastante água mineral, sucos, refrigerantes, bebidas lácteas e energéticas, além de frutas e posto de atendimento médico.unnamed (1)

Vale frisar que a disputa já é uma realidade e faz parte do calendário estadual do atletismo pernambucano. Marcaram presença a presidente da entidade, Claudia Beatriz, o secretário-geral, Tadeu Calheiros, bem como os diretores executivos Eraldo Arraes, Malu David, Fernando Junior e Alávaro Campos.

A organização, a preparação e as premiações resultaram em elogios dos participantes, entre eles, o vencedor do percurso de 10km, acima dos 45 anos, Ubiratan Santos. “É importante frisar que o Simepe está de parabéns pela 10ª Corrida São Lucas. Tudo funcionou dentro dos conformes, houve uma participação bastante expressiva e estou feliz por ter chegado bem e cumprindo meu percurso”, pontuou.

 

75241107_10221286582256706_6160369101295321088_n

Bem avaliada pelos participantes, a Corrida também foi uma grande experiência para outros novos (as) corredores (as). A fisioterapeuta Natália Falcão explicou: “Fui convidada por uma amiga médica (Poliana Ferreira) e a experiência foi positiva e maravilhosa. Completei o percurso de 5km e já estou pensando em 2020 para nova participação”, salientou.

O percurso das provas de 5km e 10 km foram semelhantes. Quem escolheu o menor trajeto passou pelo Paço Alfândega, Ponte Giratória, Cais de Santa Rita, Cais José Estelita, até próximo do Cabanga, onde retornaram. Já o caminha mais comprido rodou até perto da zona sul da cidade, voltando pelo mesmo caminho e contemplando outros pontos, como Marco Zero e Forte de Brum. Ambas as provas foram concluídas no mesmo local da largada.

unnamed

Em menos de 20 minutos, os primeiros corredores cruzaram a linha de chegada. Aos poucos, outros demonstraram satisfação pela superação de seus desafios pessoais. A presidente do Simepe, Cláudia Beatriz, viveu essa a experiência de completar o percurso de 5km. “Mais uma evento de sucesso, aonde reunimos os colegas médicos e médicas numa atividade de confraternização, mas também voltada para o bem estar e a saúde de todos nós. Somos médicos e temos o compromisso de promover a saúde. Caminhada, maratona, são contagiantes”, ressaltou.

Responsável por organizar a Corrida São Lucas, padroeiro da classe médica, a diretora executiva Simepe, Malu David, disse que o evento tem por objetivo de encerrar de forma brilhante as atividades no mês do médico. “ É,  sem dúvida alguma, uma corrida que congrega os médicos e corredores em geral, para atividade física que é a “cara” da saúde. Nada melhor do que essa corrida para simbolizar todo esse nosso trabalho”, comentou.

Ao final   com a chegada de todos os competidores (as), foi o momento da festa, através das premiações para os três melhores colocados de cada uma das categorias (masculino e feminino) e faixas etárias (até 45 anos de idade; até 46 anos e acima dos 46 anos de idade) de médicos (as)  e do público em geral que correram 5km e 10 km respectivamente.

* Em breve informaremos os nomes dos três melhores colocados da competição, em suas respectivas categorias e faixas etárias.

Patrocinadores:

Sicred Recife

unimed seguros

COOPECARDIO

Icatu Seguros

ASFA

FM Prime

EXTRA BOM

COPRA

Minds English School

ILMM

UNIMED RECIFE

BRASCON

RCA

INVEST

ROZENDO CONTABIL

DROGASIL

LINKAJOB