Plenária discute problemas e aponta soluções para as Emergências Pediátricas

O Simepe participou na noite desta quinta-feira (11/05) de Reunião Plenária Extraordinária, sob a coordenação do Cremepe, onde se discutiu basicamente a política das Emergências Pediátricas. Gestores da Secretaria Estadual de Saúde (SES), da Secretaria de Saúde do Recife, diretores técnicos e clínicos dos serviços de pediatria da Região Metropolitana do Recife (RMR), médicos representantes do corpo clínico, além de diretores do Simepe e conselheiros do Cremepe participaram da plenária.

As entidades médicas e os profissionais que atuam na especialidade de pediatria estão preocupados, com o número elevado de demandas que atingem os hospitais e as maternidades no dia a dia. A escalada crescente da procura à assistência pediátrica, as dificuldades da rede de saúde, déficit de recursos humanos, escalas incompletas, superlotação, fizeram parte dos comentários e opiniões dos participantes.

Na avaliação do presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, a plenária pode discutir a atual situação da rede de atendimento da Emergência Pediátrica do Estado, e teve uma importância significativa, pois conseguiu reunir gestores da SES, da PCR, além de diretores técnicos e do corpo clínico de vários hospitais, com objetivo de melhoramentos à rede em geral.

Segundo ele, foram identificados problemas e apontadas soluções. “Podemos destacar a recomposição de escalas de plantão nos serviços, a adequação do número de profissionais e segurança nas unidades de saúde (controle de fluxo e presença de vigilantes), bem como a necessidade  da ampliação do número de leitos de pediatria”, pontuou.

Tadeu Calheiros assinalou ainda que, hoje, a  situação atual acaba sobrecarregando muito os profissionais que estão na “ponta” da assistência. “Urge medidas para serem adotadas a curto, médio e longo prazo. Precisamos priorizar as de curto prazo, como por exemplo, o dimensionamento do número de profissionais, a segurança nos postos de trabalho e o referenciamento  de determinadas unidades de saúde, são fundamentais como estratégia de ação”, acentuou.

Deliberações da plenária:

  • Criação de um grupo de trabalho com todas as representações presentes (acompanhar e deliberar sobre possíveis modificações na rede) ;
  • Entidades médicas irão convidar representantes dos das secretarias de Saúde da Região Metropolitana do Recife (RMR), para discutir a problemática;

 

Compartilhe:

Fique por dentro

Notícias relacionadas