O presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, e médicos que atendem à rede municipal de Olinda participaram de uma reunião importante com gestores da prefeitura, na manhã desta quinta-feira (18), na sede da Secretaria de Administração do Município. O encontro foi o primeiro com a participação todas as partes envolvidas nas questões pleiteadas pela mobilização da categoria, que já está em pleno crescimento.

A reunião teve a presença dos secretários executivos de administração e da fazendo, Jaílson Luís da Silva e Luciano Brasileiro, além do secretário de saúde, Eud Johnson. Na oportunidade, de início, o presidente do Simepe fez um rápido resgate histórico das mobilizações na cidade e explicou o porquê desse novo pleito.

Na sequência, o secretario de saúde explicou algumas medidas que estão sendo tomadas para melhorias em decorrência das solicitações da categoria. Ele destacou que novos profissionais estão sendo contratados, além de explicar que unidades estão sendo requalificadas – ação que, segundo o gestor, é um desejo de que chegue até a maternidade Brites de Albuquerque. Por fim, Eud Johnson ainda detalhou questões referentes ao atendimento das gestantes de Olinda, que – de acordo com ele – estão sendo atendidas no Hospital Tricentenário, unidade que tem contrato com a prefeitura e também já tem conversas iniciadas para a volta das cirurgias eletivas.

Ainda durante a reunião, Luciano Brasileiro explicou a situação orçamentária do município e as mudanças que estão sendo implantadas para melhorar a saúde financeira da cidade. Expostos todos os pontos, o presidente do Simepe reiterou a necessidade de se avançar para deliberações referentes ao pleito dos médicos, que precisam de reajuste e de melhores condições de trabalho.

Tendo em vista toda a produtiva conversa e a compreensão com a pauta da categoria médica, a secretaria de administração confirmou, em conjunto com os demais presentes, um novo encontro para que as partes dialoguem com um comitê de negociações montado pela gestão municipal. A reunião será realizada no dia 20 de junho, às 10h, novamente na sede da secretaria.

Ao final do encontro, Tadeu Calheiro avaliou positivamente o andamento do diálogo. “Acredito que avançamos nas conversas e no entendimento tanto sobre o trabalho que está sendo feito pela gestão como também dos nossos pleitos – que se fazem necessários e imediatos.

Estamos construindo um canal de informações importante e esperamos conseguir, em breve, novos avanços em prol de melhorias para os médicos e para a assistência à população”, pontua.