Palhaços levam arte e animação do São João para crianças internadas em hospitais do Recife

Crianças atendidas em hospitais públicos e conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Recife receberão, a partir desta segunda-feira (19), a visita dos palhaços que integram o grupo Doutores da Alegria. A ideia é levar um pouco de animação e música para os pacientes. Em meio aos festejos juninos, o projeto terá início às 10h, no Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central da capital. Mais quatro un idades de saúde da cidade contarão com apresentações, esta semana. (Veja vídeo acima).

Em 2017, os Doutores da Alegria prometem novidades. Uma delas é a encenação de uma peça criada especialmente para a data: ‘A peleja do noivo que tentou enganar a noiva na festa de São João ou vice e versa”. A montagem tem inspiração na literatura de cordel e nos encontros e desencontros amorosos.

Além disso, os palhaços contam com um grupo de forró. O Trio Porta Soro, que puxa a brincadeira no cortejo junino pelas alas pediátricas dos hospitais, é formado só por mulheres.

Rotina

Os palhaços do Doutores da Alegria atuam em duplas, duas vezes por semana, em cada hospital. Há, ainda, um encontro às sextas-feiras, marcado por aperfeiçoamento e intercâmbio.

De acordo com Arlison Lopes, um dos integrantes da associação de palhaços, o trabalho é gratuito para os hospitais. Ele esclarece, no entanto, que o serviço e não é voluntário.

O elenco tem artistas profissionais. Lopes ressalta que o grupo busca novas formas de potencializar o encontro com a criança hospitalizada. A peça de São João foi criada para estabelecer o jogo e a brincadeira com o paciente.

Calendário

Além do HR, os Doutores da Alegria visitarão quatro unidades de saúde do Grande Recife. Na terça-feira (20), a festa ocorrerá no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e no Procape, às 10h. As unidades ficam na área central do Recife.

O Barão de Lucena, na Zona Oeste, receberá o forró dos besteirologistas na quarta-feira (21), às 9h. A última apresentação será na quinta-feira (22), às 10h, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), na área central da capital pernambucana.

A ONG

O Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Fundada por Wellington Nogueira em 1991, a associação foi inspirada no trabalho do Big Apple Circus, de Nova York, nos Estados Unidos. Há 25 anos no Brasil, já realizou mais de um milhão e setecentas mil intervenções junto a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde.

Em 2016, a associação traçou novos planos em uma e tarefa institucional. A meta é propor a arte como uma das necessidades básicas para o desenvolvimento humano, assim como alimentação, saúde, moradia e educação.

O trabalho é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, além de verbas captadas por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas.

Fonte: G1

Compartilhe:

Fique por dentro

Notícias relacionadas