SES lamenta falecimento de Edmundo Machado Ferraz

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) lamenta o falecimento do médico e professor emérito da UFPE, Edmundo Machado Ferraz, 77 anos, nesta quarta-feira (20.09). Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com doutorado em Medicina pela mesma universidade e pós-doutorado no Departamento de Cirurgia do Guy’s Hospital da Universidade de Londres, atuava nas áreas de cirurgia gastroenterológica, oncológica e cirurgia bariátrica e metabólica. Sua morte representa uma grande perda para a Medicina no Estado e no País. Com uma legião de admiradores, Edmundo Ferraz deixa um legado de dedicação e profissionalismo.

Foi professor titular por duas décadas da UFPE, sendo fundador e coordenador de doutorado em Medicina da UFPE, diretor-superintendente do Hospital das Clínicas (HC) e presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, sendo considerado um dos mais importantes profissionais de sua área e reconhecido internacionalmente pelo trabalho científico desenvolvido. Também foi membro titular e fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, consultor da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, entre outros cargos.

Na década de 1990, foi o primeiro médico do Norte e Nordeste a realizar uma cirurgia bariátrica. Em 2014, foi homenageado com o título de professor emérito da UFPE e em 2015, presidiu a Academia Pernambucana de Medicina. O velório ocorreu na tarde desta quarta (20), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Compartilhe:

Fique por dentro

Notícias relacionadas