Disbiose é uma inflamação no intestino. Há uma redução das bactérias boas no intestino e consequentemente aumento das bactérias ruins, prejudicando a flora intestinal. O Intestino concentra 80% do potencial de imunidade do corpo humano, além de ser grande produtor de hormônio de crescimento, previne os sintomas do envelhecimento levando à longevidade saudável. Por causa de hormônios desregulados as mulheres têm mais prisão de ventre em relação aos homens. Os cuidados com a flora intestinal são essenciais para uma vida mais completa de ânimo e disposição, inclusive ajudando no processo de emagrecimento e até melhorando os aspectos dos cabelos e da pele. Acompanhe na coluna Saúde e Bem-estar de hoje.

SAÚDE EM DIA
Estatuto do Idoso é tema de encontro

Você conhece os direitos dos idosos? Para esclarecer as questões relacionadas ao assunto, a edição do mês de setembro do “Você com Saúde na Maior Idade” terá como tema o Estatuto do Idoso. As palestrantes serão as geriatras: Lilian Karine e Andréa Figuerêdo. A ação é voltada principalmente para idosos, seus acompanhantes e familiares, e contará com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e oficinas envolvendo as equipes de nutrição, fisioterapia e terapia ocupacional do hospital. O evento é promovido mensalmente pelo Hospital Santa Joana Recife, no Santa Joana Recife Diagnóstico (Unidade Dom Bosco). A edição deste mês será realizada no dia 28/9, quinta-feira, às 15h. A participação no encontro é gratuita e as vagas são limitadas. Os interessados deverão fazer inscrição pelos telefones 3412-2827 ou 3412-2823.

Parto Normal em debate

O parto normal oferece muitos benefícios para a mãe e o bebê, como a recuperação mais rápida da mulher, menos riscos de infecção e a estimulação do sistema respiratório da criança. Com o objetivo de discutir a importância do parto natural e sensibilizar o público sobre o respeito à mulher e à sua fisiologia, o Hospital Guararapes (HG) realiza, no dia 07 de outubro, o II Simparto – O Renascer do Parto Natural. O simpósio vai acontecer no Recife Praia Hotel, no bairro de Boa Viagem, com uma programação composta por oito conferências apresentadas por profissionais na área da saúde. As inscrições estão abertas. Mais informações: simparto@hmgpe.org

A minha dose diária de saúde é estar em equilíbrio entre corpo e mente. Em tempos onde a vida urbana é demasiadamente corrida, acabamos negligenciando nossa saúde e bem-estar. É preciso ter consciência da nutrição com o consumo de alimentos saudáveis e a prática de atividade física. Buscar manter-se em equilíbrio e movimento é um dos pilares fundamentais para obter a tão sonhada qualidade de vida e longevidade saudável. Anna Rosa – Estudante de Nutrição.

VOCÊ SABIA?
A água desempenha funções vitais no ser humano como solvente de sais minerais, transporte de nutrientes, proteção térmica, reagente químico, entre outras. A quantidade de água no nosso corpo varia de acordo com a faixa etária podendo chegar a 70% do peso corporal num recém-nascido a até 50% num idoso. Nos adultos de faixa etária mediana essa proporção é de 65% nos homens e de 55% na mulher. Os atletas são um grupo que merece atenção especial. Naqueles praticantes de treino de força é importante a ingestão de água pura antes, durante e após o treino. Já naqueles praticantes de treinos de endurance (resistência), ciclismo, por exemplo, com duração de mais de 1h de exercício, é importante que a água ingerida tenha também sais minerais principalmente sódio e potássio, para compensar as perdas que ocorrem com a sudorese excessiva, sendo as bebidas comerciais ditas isotônicas uma boa opção nesses indivíduos.

No dia-a-dia deve-se evitar a ingestão de grandes quantidades de chás para hidratação sem orientação médica, alguns são tóxicos para o fígado e rins em quantidades elevadas, feito o chá verde. O uso de refrigerantes e sucos industrializados também deve ser evitado. Diante do exposto fica evidente a necessidade de uma ingesta adequada de água ao longo do dia. Essa necessidade varia de 30ml/kg ao dia ( cerca de 2,1l num pessoa de 70kg ), podendo chegar a 50ml/kg ( cerca de 3,5l num pessoa de 70kg ) nos praticantes de atividade física Prefira a água rica em potássio e magnésio e evite aquela de embalagens plásticas que podem trazer riscos à sua saúde. Geraldo Amorim – Médico Nefrologista.

* Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e atualização em Prática Ortomolecular. Atende em consultório particular na Clínica de Estética Contornare, no Recife. Atua nas seguintes áreas: Performance Esportiva, Distúrbios Metabólicos, Emagrecimento, Hipertrofia, Longevidade, Bioimpedância. É Diretor da Comissão de Saúde e Performance da Federação Estadual de Fisiculturismo (IFBB-PE).

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Fonte: Folha de Pernambuco