Entidades, MPPE e gestores discutem problemas do HBL

As promotoras de Justiça do Ministério Público (MPPE), Ivana Botelho e Helena Capela, se reuniram em 09/04, com representantes do Sindicato dos Médicos (Simepe), do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), plantonistas pediatra do Hospital Barão de Lucena (HBL), Central de Regulação de Leitos, Secretaria de Saúde do Estado (SES) e diretoria do hospital. As entidades e as médicas cobraram providências e agilidade em relação à falta de recursos humanos, por conta do déficit nas escalas de plantão, sobrecarga de trabalho, superlotação de pacientes, insegurança na emergência e sala de repouso, como também a falta de medicamentos, insumos e de exames complementares. Foram deliberadas as seguintes proposições: planilha com programação de pagamento aos fornecedores de medicamentos e insumos; avaliação da possibilidade de colocação de grade na estrada da emergência pediátrica; viabilidade de garantia à assistência de fisioterapia na emergência pediátrica e nos plantões; as secretarias estaduais de Saúde e Administração encaminharão, no prazo de 30 dias, ao MPPE, estudos mais detalhados, referente à decisão de manter ou não a emergência pediátrica do HBL como não referenciada. * Fruto da mobilização, compromisso e luta das entidades médicas e da classe médica, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou em 12/04, a contratação de 139 médicos na edição do Diário Oficial do Estado de Pernambuco, para complementação das escalas nos serviços de emergência, nas Unidades de Terapia Intensiva e nas Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal dos Hospitais da Rede Estadual de Saúde. Estamos acompanhando atentamente a evolução desse processo.

Reunião em Olinda discute melhorias para a saúde

Os diretores Walber Steffano e Eduardo Magalhães, participaram em (12/04) de uma reunião com a secretária Executiva da Secretaria de Saúde de Olinda, Zelma Pessoa, e alguns profissionais de saúde do município, na Secretaria da Fazenda e da Administração, em Olinda. Eles discutiram sobre a necessidade de reajuste salarial da categoria e a garantia do percentual da gratificação de risco dos Médicos do Samu. A próxima reunião ficou marcada para terça-feira (17/04), às 10h, no mesmo local.

*Representada pela Acaff (Consultoria Financeira), a Icatu Seguros será responsável pela oferta de previdência privada, seguros de vida (proteção financeira e familiar) e proteção de renda para o associado no Programa de Benefício ao Médico (PROBEM).

*Em parceria com a Rodobens, o Simepe agora oferta no PROBEM serviços de excelência através da
ASFAMED, corretora de consórcios e seguros responsável por atender a categoria médica. Por intermédio de sua representante, a Rodobens ofertará os serviços de seguro viagem e oferecerá condições especiais para aqueles médicos e médicas que desejarem adquirir seus consórcios. Para mais informações, ligue: (81) 3322-7095