Audiência pública, que está marcada para esta quinta-feira (12), foi convocada pelo vereador Hélio Guabiraba (sem partido)

Na Semana Mundial da Prevenção do Suicídio, a Câmara Municipal do Recife vai debater o assunto em uma audiência pública que acontece nesta quinta (12), a partir das 14h, no plenarinho da Casa. O debate é oriundo de um pedido do vereador Hélio Guabiraba (sem partido).

Segundo o parlamentar, os dados de que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo são preocupantes. “No novo relatório da Organização Mundial da Saúde mostra que 800 mil pessoas se suicidam por ano no mundo, mais do que vítimas de guerra. No entanto, os estudos apontam que 90% dos suicídios podem ser evitados e por isso é tão importante falar sobre o tema para nos unirmos”, ressaltou.

Guabiraba ainda contou que na audiência também será tratado sobre o mal do século: a depressão. “Também precisamos falar sobre a depressão, que provoca uma tristeza profunda e um forte sentimento de desesperança. A depressão não é drama, não é para chamar a atenção e muito menos é frescura”, complementou.

Devem participar da audiência representantes da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, Conselho Regional de Psicologia, Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Secretaria de Saúde da Cidade do Recife e a Secretaria-executiva de Políticas sobre Drogas.

O Centro de Valorização à Vida (CVV), que realiza um trabalho de apoio emocional e prevenção ao suicídio atendendo voluntariamente e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por meio do número 188, e-mail e chat 24h também foi convidado para o debate.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Fonte: Leia Já