Cremepe e Simepe divulgam relatório final

O relatório final da Caravana Cremepe/Simepe 2011, com os indicadores de cada uma das 52 cidades visitadas no Sertão de Pernambuco, foi finalizado nesta terça-feira (06/09) e está disponível para consulta, na versão em PDF, nos sites do Cremepe e do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). Com 86 páginas, o documento, exibido abaixo, detalha por cidade as inspeções dos médicos fiscais nas unidades de saúde e postos do Programa de Saúde da Família (PSF), a avaliação dos moradores sobre os serviços públicos em seus municípios e como transcorreram a sessão do filme “Pela Vida, Pelo Tempo” e os debates após a exibição.

No relatório final estão condensados os dados apurados pelos seis grupos da Caravana. Aproximadamente 2 mil pessoas foram questionadas sobre a qualidade de vida nos municípios e a média das respostas foi 5,4, em uma escala de zero a 10. As principais queixas dos sertanejos são a falta de emprego e a corrupção.

A Caravana também constatou problemas como a falta de estrutura em vários hospitais, a ausência de coleta seletiva do lixo hospitalar e a falta de médicos. Por outro lado, os caravaneiros se depararam com bons exemplos de serviços de saúde e educação prestados à população de algumas cidades. Todas essas informações estão no documento abaixo.

No último dia 29, os coordenadores da Caravana já haviam adiantado, em entrevista coletiva, os dados preliminares do relatório. Essas informações já revelavam a precariedade dos serviços públicos de saúde nos municípios, intensificação no consumo de crack e a forte presença do abuso sexual e violência contra mulheres, crianças e adolescentes.

Os dados preliminares também indicavam que ainda persistem no Sertão problemas antigos, como abastecimento d´água deficiente ou inexistente, estradas com péssimo estado de conservação – principalmente no Sertão do Pajeú – e a utilização do transporte estudantil em caminhões paus-de-arara.

O relatório final será agora enviado à Presidência da República, Governo do Estado e Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Confira o relatório final da Caravana Cremepe/Simepe 2011

 

 

Compartilhe:

Fique por dentro

Notícias relacionadas