As eleições 2019 para a escolha dos conselheiros federais titulares e suplentes (gestão 2019-20024) poderá ser presencial, por correspondência ou mista. A Resolução CFM 2.182/18 estabeleceu os parâmetros gerais, mas cada Comissão Regional Eleitoral (CRE) definiu o regramento específico. Com isso, em alguns locais a votação será apenas por correspondência, ou presencial, ou mista.

O período da votação presencial vai de 26 a 28 de agosto, podendo ocorrer nesses três dias, em dois, ou em apenas um dia. O médico deverá ficar atento às datas estabelecidas pelo CRE do seu estado. As CRE já enviaram para a casa dos médicos que poderão votar por correspondência o kit eleitoral. É importante que o voto chegue antes do prazo final, 28 de agosto.

O CFM criou um site (acesse aqui) que reúne informações sobre as eleições nos estados. Um resumo das regras de votação pode ser lido abaixo, porém, outras dúvidas poderão ser sanadas diretamente nos links disponíveis nesse site.

Acre – Os médicos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul deverão votar presencialmente e os que moram em outros municípios, por correspondência. As urnas ficarão disponíveis no dia 28 de agosto na sede do CRM, em Rio Branco, e no escritório de representação em Cruzeiro do Sul. Mais informações acesse aqui.

Alagoas – O processo eleitoral será presencial ou por correspondência, ficando a critério do médico decidir por qual meio votar. A votação presencial ocorrerá no dia 28 de agosto, das 8h às 20h, na sede do Cremal, em Maceió, e na sede da Unimed, em Arapiraca. Mais informações acesse aqui.

Amazonas – A eleição no Cremam será realizada por voto presencial para os médicos residentes em Manaus e por correspondência para os médicos inscritos no CRM-AM e moradores em outros municípios. A votação presencial será nos dias 27 e 28 de agosto, na sede do Cremam, em Manaus. Mais informações acesse aqui.

Amapá – O médico poderá optar se votará por correspondência ou presencialmente. A votação presencial será realizada no dia 28 de agosto, das 8h às 20h, na sede do CRM-AP, em Macapá. Mais informações acesse aqui.

Bahia – A eleição 2019 do CFM na Bahia será presencial apenas em Salvador, nos dias 27 e 28 de agosto, das 8h às 20h; e por correspondência exclusivamente para profissionais que residem fora da capital baiana. As urnas estarão disponíveis na sede do Cremeb, sede da ABM, sede do Sindimed, Hospital Português, Hospital Aliança, Hospital da Bahia, Hospital Municipal de Salvador, Hospital São Rafael, Hospital Santa Izabel, Hospital Santo Antônio, Hospital Geral Roberto Santos, Hospital Geral do Estado e Hospital Ernesto Simões. Mais informações acesse aqui.

Ceará – A votação ocorrerá no dia 28 de agosto, na sede do Cremec, em Fortaleza. Os médicos residentes nas outras cidades cearenses votarão por correspondência. Mais informações acesse aqui.

Distrito Federal – Os médicos brasilienses só poderão votar presencialmente, nos dias 27 e 28. As urnas ficarão disponíveis das 8h às 20h no prédio da Legião da Boa Vontade (LBV). Mais informações acesse aqui.

Espírito Santo – Os médicos residentes em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica deverão votar presencialmente. Os demais votarão por correspondência. As urnas ficarão abertas no dia 28 de agosto, das 8h às 20h, na sede do CRM-ES e nos hospitais Cassiano Antônio de Moraes, Praia da Costa, Vila Velha, Vitória Apart e Meridional. Mais informações acesse aqui.

Goiás – Os médicos residentes em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Ceres, Formosa, Itumbiara, Luziânia e Rio Verde deverão votar presencialmente nas urnas que serão disponibilizadas, no dia 28 de agosto, das 8h às 20h, na sede do Cremego, em Goiânia, e nas delegacias sindicais das demais cidades. Os médicos residentes nos demais municípios goianos deverão votar por correspondência. Mais informações acesse aqui.

Maranhão – A eleição será presencial e por correspondência. No dia 28 de agosto, das 8h às 20h, as urnas ficarão abertas na sede do CRM, em São Luís, e nas delegacias regionais de Bacabal, Caxias, Codó, Imperatriz e Santa Inês. Mais informações acesse aqui.

Mato Grosso – A votação será presencial nos dias 27 e 28 de agosto para os médicos que moram em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop e por correspondência para quem reside nos demais municípios mato-grossenses ou que possua inscrição ativa no CRM-MT e more em outro estado. Os médicos de Cuiabá e Várzea Grande votarão em um mesmo local, o Centro Político e Administrativo de Cuiabá. Em Rondonópolis, no edifício Emili e em Sinop, no edifício Cajueiros. Mais informações acesse aqui.

Mato Grosso do Sul – O médico poderá votar tanto presencialmente, como por correspondência. As urnas ficarão abertas no dia 28 de agosto, na sede do CRM-MS. Mais informações acesse aqui.

Minas Gerais – A votação será exclusivamente por correspondência. Para serem considerados válidos, os votos deverão chegar na unidade central dos Correios, em Belo Horizonte, até as 17h30 do dia 28 de agosto. Mais informações acesse aqui.

Pará – Os médicos residentes em Belém deverão votar presencialmente no dia 28 de agosto, das 8h às 20h, na sede do CRM-PA. Já os residentes no interior do estado deverão votar por correspondência. Mais informações acesse aqui.

Paraíba – A votação será presencial no dia 28 de agosto, das 8h às 20h, para os médicos residentes em João Pessoa e Campina Grande e por correspondência para os moradores dos demais municípios. Mais informações acesse aqui.

Paraná – A eleição será exclusivamente por correspondência. Serão considerados válidos os votos que chegarem aos Correios, em Curitiba, até as 18h do dia 28 de agosto. Mais informações acesse aqui.

Pernambuco – O processo de votação será presencial e por correspondência. Todos os médicos inscritos no Cremepe receberam os envelopes para votação por correspondência. No dia 28 de agosto, das 8h às 20h, serão disponibilizadas urnas nos seguintes endereços: Cremepe, Simepe, Associação Médica de Pernambuco, Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Português – Boa Viagem, Hospital Português – Agamenon Magalhães, Hospital da Unimed Recife III, Hospital Geral Materno Infantil Unimed Recife, Hospital Barão de Lucena, Hospital das Clínicas, Hospital Getúlio Vargas, IMIP, Hospital dos Servidores – Ipsep, Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Hospital Geral Otávio de Freitas, Hospital da Restauração, Hospital Pelópidas Silveira, Hospital Miguel Arraes, Hospital Dom Helder, Hospital Esperança – Olinda, Hospital Jaboatão-Prazeres, Hospital da Mulher do Recife, Hospital Fernandes Salsa – Limoeiro, Hospital Regional de Palmares Silvio Magalhães – Palmares, Hospital Regional Dom Moura – Garanhuns, Hospital Regional Rui de Barros Correia – Arcoverde, Hospital Regional Inácio de Sá – Salgueiro, Hospital Regional Fernando Bezerra – Ouricuri, Hospital Regional Emília Câmara – Afogados da Ingazeira, Hospital e Maternidade Santa Maria – Araripina, Hospital Belarmino Correia – Goiana, Caruaru – Delegacia do Cremepe, Serra Talhada – Delegacia do Cremepe, e Petrolina – Delegacia do Cremepe. Mais informações acesse aqui.

Piauí – Em Teresina, a votação será presencial, na sede do CRM, no dia 28 de agosto, das 8h às 20h; e por correspondência para os médicos residentes nos demais municípios piauienses. Mais informações acesse aqui.

Rio de Janeiro – A eleição no Cremerj será exclusivamente via correspondência. Mais informações acesse aqui.

Rio Grande do Norte – A votação será presencial e por correspondência. Os médicos residentes em Natal, Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz devem votar no dia 28 de agosto, das 8h às 20h, na sede do Cremern. No mesmo dia e horário, os médicos residentes em Mossoró deverão votar na delegacia regional dessa cidade. Os médicos moradores dos demais municípios potiguares votarão por correspondência. Mais informações acesse aqui.

Rio Grande do Sul – O processo de votação será por correspondência e presencial. Os kits de votação foram enviados para todos os médicos com inscrição ativa, que poderão votar pelos Correios ou presencialmente, no dia 28 de agosto, das 8h às 20h, na sede do Cremers, em Porto Alegre. Mais informações acesse aqui.

Rondônia – A eleição será presencial ou por correspondência, a critério do médico, seja ele morador do interior ou da capital. Quem quiser votar presencialmente deverá ir à sede do Cremero, em Porto Velho, no dia 28 de agosto, das 8h às 20h. Mais informações acesse aqui.

Roraima – A votação será apenas presencial, no dia 28 de agosto, das 8h às 20h, na sede do CRM-RR, em Boa Vista. Mais informações acesse aqui.

São Paulo – Os médicos só poderão votar por correspondência. Mais informações acesse aqui.

Santa Catarina – A votação será exclusivamente por correspondência. Os votos deverão chegar à agência central dos Correios em Florianópolis até o dia 28 de agosto. Mais informações acesse aqui.

Sergipe – Os médicos residentes em Aracaju votarão presencialmente os dias 27 e 28 de agosto, das 8h às 20h, na sede do Cremese. A votação ocorrerá em urnas eletrônicas cedidas pela TRE-SE. Já os residentes no interior receberam o kit eleitoral para votar por correspondência. Mais informações acesse aqui.

Tocantins – A votação será presencialmente para os médicos residentes em Palmas, Araguaína e Gurupi. As urnas ficarão disponíveis na sede do CRM-TO, em Palmas, na delegacia do Conselho em Araguaína e em Gurupi na sala do diretor técnico do Hospital Regional. Os médicos residentes nos demais municípios tocantinenses votarão por correspondência. Mais informações acesse aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conselho Federal de Medicina (CFM)