As direções do Simepe e do Cremepe estiveram reunidos, nesta quinta-feira (30/05), com os diretores técnicos das maternidades de Pernambuco. O encontro foi realizado na sede do Conselho Regional de Medicina, bairro do Espinheiro, e teve o intuito de discutir os graves problemas evidenciados na rede pública materno-infantil.

Representando o Sindicato, estiveram presentes a presidente Claudia Beatriz e o vice, Walber Steffano, bem como o diretores executivo Tadeu Calheiros e Fernando Junior. Comandando também o encontro participaram do fórum o presidente do Cremepe, Mario Fernando Lins, o vice Maurício Matos, e o Secretário geral da entidade, Mário Jorge Lobo.

A reunião foi realizada por deliberação conjunta das entidades médicas após demanda apresentada pelo Simepe, que acompanha a situação de perto. Na oportunidade, os gestores puderam apresentar dados de fluxo dos últimos quatro meses das unidades, além da exposição dos problemas existentes. Todo o fórum ocorreu com o objetivo de construir um documento com dados compilados, que servirão de uma análise aprofundada para desdobramentos futuros.

“Foi um encontro produtivo, é muito importante que todos tenham a dimensão real de como está insustentável a situação da rede materno-infantil. Como profissional da assistência, convivo de perto com essas problemas e sabemos, como Sindicato, que são necessárias adoção de medidas urgentes. Importante essa ação conjunta com o Conselho Regional de Medicina, que sem dúvida alguma ajudará bastante nesse processo de busca por melhorias”, afirma a presidente do Simepe, Claudia Beatriz.

Vale salientar que as entidades médicas voltam a se reunir no dia 10 de junho, após análise da documentação protocolada pelos diretores técnicos das maternidades, para novas deliberações acerca do tema.