O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, assinou no último dia 12, um termo de compromisso com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco, tornando públicos planos em relação à reestruturação da rede de saúde do Município, elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, realização de concurso público, melhoria das condições de trabalho e especialmente da remuneração dos profissionais.

Os 330 médicos da rede municipal de saúde terão reajuste retroativo a janeiro de 2010. “Recebemos o Governo Municipal com um passivo financeiro muito grande, mas não vamos ficar nos lamentando e conceder uma melhor remuneração aos profissionais médicos é uma condição importante para a expansão e melhoria da nossa rede de atendimento”, explicou o prefeito Elias Gomes.

Presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Silvio Rodrigues, fez questão de ressaltar o clima tranqüilo em que se deram as negociações. “Nós já tivemos experiências de negociações com o Estado e outros municípios, mas em Jaboatão o debate foi sempre em torno dos objetivos da categoria e as possibilidades da Prefeitura”. Ele, que mora em Piedade, considera que o termo de compromisso é um marco da fixação dos médicos na cidade, para que os profissionais trabalhem e criem uma relação com a localidade, tanto na atenção básica como nas demais especialidades da Medicina.

A secretária Gessyane Vale Paulino explica que o reajuste será aplicado escalonadamente e que também está sendo feito um estudo para realização de um concurso público, que selecionará profissionais para todas as áreas da Saúde do Município. “Hoje, temos dificuldade para manter os médicos do Programa de Saúde da Família, com a aprovação desse projeto pela Câmara será mais fácil atrair os profissionais tanto para os PSF, inclusive as doze novas equipes que serão implantadas em 2010, como também especialistas para as policlínicas e para os dois novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

A previsão é que o projeto de lei que aumentará os salários dos médicos seja aprovado no próximo mês, pela Câmara de Vereadores de Jaboatão.

Quadro de Reajustes:

 

 

 

 

 

 

Texto: Eduardo Amorim/Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

Chico Carlos e Natália Gadelha: Assessoria de imprensa do Simepe – Fone: 55 81 3322.7095