O Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) recebe, nesta terça-feira (26), às 10h, um equipamento de videolaparoscopia doado pelo governo Japonês. O aparelho custou U$ 97,5 mil, cerca de R$ 150 mil. A iniciativa é parte dos Programas de Financiamentos de Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC). A entrega oficial será realizada pelo cônsul Tadayoshi Mochizuki à diretoria do hospital.

Com o equipamento de videolaparoscopia é possível realizar cirurgias que permitem descobrir doenças e fazer operações de alta complexidade, utilizando uma microcâmera de vídeo que filma o que há no abdômen. O equipamento foi adquirido com o objetivo de ampliar a realização de cirurgias por essa técnica, minimamente invasiva, o que proporciona uma rápida recuperação dos pacientes, como também a redução das possibilidades de infecções.

O bloco cirúrgico do HUOC dispunha de apenas um equipamento em funcionamento, adquirido em 2007, pois os outros dois, adquiridos em 1999, tinham seus conjuntos de pinças e acessórios já danificados devido ao uso e inúmeros processos de desinfecção a que são submetidos.

Fonte: Folha de Pernambuco