A Defensoria Médica, inicialmente com apenas um advogado, hoje conta com profissionais das mais diversas áreas de atendimento ao médico na área jurídica, como: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Criminal, Direito Ético Profissional, Direito Previdenciário e Direito Trabalhista.

A Assessoria Jurídica cresceu paralelamente ao próprio Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), de forma que objetiva a atender gratuitamente às demandas dos seu número crescente de associados. Hoje com sete advogados: Élio Wanderley Siqueira, Luiz Dias, Vinicius Calado, Diógenes Junior, Ricardo Santos, Diego Galdino e Bruna Barboza atendem cada um em sua área de especialização, desde consultas, preparação de ações (petição inicial), preparação de defesas (contestações), acompanhamento dos processos, comparecimento às audiências e aos julgamentos, formulação de recursos (razões e contra-razões) e acompanhamento nas instâncias superiores.

O departamento conta ainda com o apoio logístico das funcionárias Waléria Prado e Eduarda Menezes e de dois estagiários.

Gestão após gestão o Simepe tem como meta avançar e fortalecer ainda mais o atendimento junto aos seus associados.