Sob a coordenação do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e da Comissão de Honorários Médicos (CEHM) foi realizada na noite desta quinta-feira (3), assembleia geral dos médicos vinculados às operadoras de planos de saúde. Inicialmente, o presidente da CEHM e diretor do Simepe, Mário Fernando Lins, fez uma avaliação do movimento de valorização. Em relação à GEAP,a contraproposta foi encaminhada. A categoria aguarda resposta. A Ação Civil Coletiva (trabalhista) foi protocolada na Justiça do Trabalho, 13ª Vara, contra as operadoras de planos de saúde: Amil/ Medial. Audiência de Conciliação agendada para o dia 28/03/11 (segunda-feira), às 09h30.

O presidente da CEHM, Mário Fernando Lins, alerta sobre preservar os documentos que comprovem a prestação dos serviços, “todos os recibos relativos a serviços prestados a usuários desses planos de saúde devem ser conservados em poder do médico que prestou os atendimentos, até o fim da ação judicial.

O Simepe registra que em dez anos (2000 a 2010) a inflação acumulada foi de 115%, enquanto os planos de saúde subiram 136%. Lins fala que algumas especialidades, a exemplo de pediatria e neurologia, sofrem carência de médicos para atender a população usuária do plano de saúde. O motivo seria a má remuneração das operadoras. A próxima Assembleia da CEHM será no dia 29/03/2011 (terça-feira), às 19h, no auditório do Simepe.