Iniciando as comemorações do mês do médico, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), em parceria com a Icatu Seguros, Finacap e a Acaff Consultora de Serviços e Consultoria Financeira, promoveu, na noite desta sexta-feira (04/10), uma palestra sobre a educação financeira no cenário econômico. O encontro aconteceu na sede da Associação Médica de Pernambuco (AMPE) e foi ministrada pelo ex-ministro da Fazenda, Gustavo Krause, e o diretor de investimentos da Finacap, Luiz Fernando Araujo. Além dos especialistas, a mesa foi composta pelo secretário-geral do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Mário Jorge Lobo, e o diretor regional Nordeste da Icatu Seguros, Henrique Jenkins.

O panorama da economia nacional e internacional, a necessidade de planejamento financeiro e familiar, o consumismo enlouquecido – resultado das novas criações da sociedade para gerar novas necessidades, seguros e investimentos foram alguns dos assuntos apresentados pelos palestrantes. “Vou tentar mostrar que a educação no Brasil é muito precária, mas, nos últimos tempos, com as inovações tecnológicas, com o crescimento do mercado de capitais, há uma necessidade de se informar mais e entender o que se passa no mundo financeiro. A educação financeira consiste basicamente em você seguir e obedecer princípios fundamentais: gastar menos do que recebe, além disso, ter uma noção de um padrão de consumo compatível com a sua renda, e, sobretudo, pegar um pedacinho da renda e dizer ‘isto aqui é para o meu futuro’”, expõe o ex-ministro.

A ideia, basicamente, é falar sobre como se planejar financeiramente para o futuro. “A gente vai fazer uma avaliação de como se comportou a taxa de juros, bolsa de valores, inflação e, a partir dessa avaliação histórica, tentar visualizar o planejamento dos próximos 20 anos. A organização financeira começa com o orçamento familiar, com a gestão das receitas e das despesas. A ideia é que você tenha uma poupança além das oficiais, por isso, é preciso fazer uma reserva e programar seu futuro”, destaca o diretor de investimentos.

NI7A0344 (2)

Os representantes do Simepe – a presidente, Claudia Beatriz; o secretário-geral, Tadeu Calheiros; a diretora de assistência ao associado, Malu David; e os diretores executivos, Adilson Morato, Fernando Júnior e José Tenório – acompanharam a palestra e adquiriram novos conhecimentos sobre o planejamento financeiro e o mercado econômico.

“Nós estamos iniciando o mês do médico e decidimos começar com uma orientação sobre finanças. Trouxemos, em parceria com a Icatu Seguros, pessoas do cenário econômico nacional que estão bem entrosadas sobre o universo financeiro e vieram aqui para dar algumas dicas para os profissionais. Esse conteúdo é interessante para os médicos e para o público em geral”, comenta a diretora de Cultura e Eventos, Malu David.

Para o representante regional da Icatu Seguros, Henrique Jenkins, esse encontro é muito importante para esclarecer dúvidas e orientar os presentes sobre o mercado financeiro. “O objetivo de nós, da Icatu Seguros, que é uma empresa que trabalha com previdência e planejamento financeiro, vemos a necessidade de conversar sobre poupança e organização econômica com pessoas altamente habilitadas e conhecedoras do mercado”, pontua.