Campanha lançada pelo hemocentro pretende arrecadar 15% a mais do que no mesmo período de 2017.

Por causa do alto número de acidentes com fogos e fogueiras que costumam acontecer durante as festividades juninas, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) convoca os voluntários para aumentar os estoques de sangue nas emergências e hospitais do estado. Nesta quinta-feira (14), é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

A campanha Cordel Solidário, que vai até o dia 30 de junho, pretende coletar cerca de 15% a mais do que no mesmo período do ano passado. Isso equivale a cerca 370 doações por dia.

“No São João, que é uma festa de uso de fogos, as pessoas viajam. Acontecendo esses casos de queimados, as nossas unidades têm que estar preparadas para atender, havendo a necessidade de sangue. Nossa campanha é um cordel solidário, lembrando as pessoas que é São João, mas que é preciso também colaborar nesse período”, afirmou a supervisora do Hemope, Josinete Gomes.

Além dos acidentes comuns da época, há ainda o aumento do número de colisões nas estradas, fator que pode aumentar a necessidade de doações. “A gente sabe também que é uma festa do interior, muita gente vai pegar a estrada. A meta é prevenir”, disse Josinete.

A sede do Hemope no Recife fica na Rua Joaquim Nabuco, nº 171, no bairro das Graças, na Zona Norte da cidade. Em Caruaru, no Agreste do estado, o hemocentro fica lozalizado na Rua Oswaldo Cruz, no bairro Maurício de Nassau. No Sertão pernambucano, a sede fica na Rua Pacífico da Luz, no Centro de Petrolina.

Quem pode doar

Para fazer a doação no Hemope é preciso ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos) e apresentar um documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Habilitação, etc.). Os menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal.

O doador também deve estar em boas condições de saúde, pesar, no mínimo, 50 quilos, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e estar alimentado. Não são aceitos doadores que ingeriram bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.

Fonte: G1