O secretário estadual de Saúde, André Longo, apresentou, na manhã desta segunda-feira (12/08), em audiência pública, na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a prestação de contas da pasta referente ao primeiro quadrimestre de 2019. A Lei Complementar 141/12, estabelece que audiências públicas devem ser realizadas a cada quatro meses, apresentando o relatório das ações e investimentos na área da saúde referentes ao período. Estavam presentes a presidente da comissão parlamentar de Saúde, Roberta Arraes, que presidiu a sessão, e o líder do Governo na Assembleia, deputado Isaltino Nascimento, além de representantes de sindicatos e do Conselho Estadual de Saúde.

Em sua apresentação, André Longo destacou os gastos do Governo de Pernambuco com a área da saúde neste ano. De janeiro a abril, já foi investido 1,033 bilhão do tesouro estadual , 6% a mais que no mesmo período do ano passado. O montante representa 13,78% do orçamento do Estado – acima dos 12% constitucionais. De acordo com o banco de dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), plataforma que disponibiliza informações sobre despesas em saúde de todos os entes federados, Pernambuco continua ocupando o primeiro lugar entre os estados que mais investem recursos próprios no setor no Nordeste.

“Este significativo investimento na área da Saúde demonstra o compromisso do Governador Paulo Câmara, mostrando que Pernambuco vem cumprindo suas obrigações para além do mínimo constitucional. Nós estamos com uma série de equipamentos sendo melhorados e uma série de obras importantes para a população sendo executadas e retomadas, como o Hospital Geral do Sertão, em Serra Talhada, e o bloco anexo do Hospital Agamenon Magalhães, no Recife. Tudo isso vem sendo feito para qualificar a atenção para que a população possa ter mais saúde em nosso Estado”, ressaltou André Longo.

Além de detalhar os gastos do Governo com a Saúde, o secretário destacou a divisão de leitos hospitalares no Estado, os dados de produção da rede estadual e os indicadores de Saúde de Pernambuco. Outro ponto de destaque da apresentação foram as ações realizadas pela pasta nos primeiros quatro meses do ano, como o lançamento do Plano Estadual de Combate às Arboviroses; o planejamento estratégico da pasta; abertura de seleções para o sistema prisional e para o cargo de Presidente do Hemope; a homologação do concurso público; e o acolhimento de 1.353 residentes na rede estadual de Saúde.

A presidente da comissão parlamentar de Saúde, Roberta Arraes, avaliou os dados apresentados e ressaltou o caráter tripartite do Sistema Únicos de Saúde. “A gente sabe que os desafios na Saúde Pública são grandes, mas o Estado de Pernambuco como sempre é vanguarda e é o Estado que mais investe em saúde no Nordeste. Como foi apresentado pelo secretário, uma das coisas que nos deixa feliz é que o Governo Paulo Câmara tem feito grandes investimentos para a interiorização da Saúde. Precisamos que o Governo Federal também tenha esse olhar para os Estados. Precisamos também acender uma luz para que os prefeitos cuidem da Atenção Básica, para evitar o adoecimento”, disse a deputada.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (SES)