Programa incentiva realização de partos em Olinda

A estimativa da Secretaria de Saúde de Olinda é de que, em 2019, a cidade tenha cerca de seis mil gestantes. Para estimular esse público a recorrer à maternidade da Cidade Alta, a Secretaria de Saúde do município lançou o projeto Nascer Olinda. A iniciativa pretende aproximar as famílias do atendimento médico na região.

Um grupo de 22 gestantes moradoras do bairro de Caixa D’Água participa de mais uma edição do projeto Nascer Olinda. Na atividade da segunda-feira (12), às 8h30, as futuras mães farão uma incursão na Maternidade do Hospital do Tricentenário, localizada no Bairro Novo.

No local as visitantes participam de palestra sobre parto, amamentação, direitos das gestantes, como a escolha de um acompanhante e amamentação na primeira hora após o parto, entre outros assuntos. O encontro também serve para que as grávidas conheçam a unidade de saúde, desde as instalações à equipe médica.

“Esse é o trabalho preconizado pelo Programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde e é um momento importante, que desmistifica alguns medos, aproxima a gestante à unidade de saúde e reforça a importância das mulheres de Olinda procurarem a maternidade da cidade para terem os seus filhos”, explicou a coordenadora da Saúde da Mulher do município, Cleonúsia Vasconcelos.

Os encontros acontecem uma vez por mês com as gestantes que estão sendo acompanhadas pelas unidades da saúde do município. A cada mês é selecionada uma unidade de Saúde da Família (USF) para fazer a incursão à maternidade e a desta segunda-feira (12) serão as grávidas da USF Caixa D’Água I. Embora sejam priorizadas as futuras mamães que estiverem no terceiro trimestre da gestação, não há restrições para participar do encontro mensal.

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:

Fique por dentro

Notícias relacionadas