Será apresentado o estudo de caso-controle em recém-nascidos com microcefalia no estado da Paraíba e a experiência da Secretaria Estadual de Saúde na organização dos serviços para atenção aos bebês com a doença.

As novas evidências sobre a infecção pelo vírus Zika e a causalidade da microcefalia e outras alterações congênitas será o tema do próximo Ciclo de Estudos, no dia 17 de novembro (sexta-feira). O evento, realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, acontecerá no Auditório do Edifício PO700, no 1º subsolo, entre 15h e 17h, com transmissão ao vivo pela internet.

Durante as discussões será apresentado o estudo de caso-controle em recém-nascidos com microcefalia no estado da Paraíba e a experiência da Secretaria Estadual de Saúde na organização dos serviços para atenção aos bebês com a doença.

Na oportunidade, a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (SAS/MS) abordará o monitoramento integrado das alterações no crescimento e desenvolvimento relacionadas à infecção pelo vírus Zika e outras etiologias infecciosas.

Na edição, estarão presentes como palestrantes a representante do Centers for Disease Control and Prevention(CDC/Brasil), Ana Carolina Santelli, e a representante da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, Morgana Kétsia Agra de Brito. O mediador da sessão será o diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (DEVIT/SVS/MS), Márcio Henrique de Oliveira Garcia.

Após a realização das palestras, tanto os participantes presentes quanto os que acompanharem o debate pela internet poderão interagir com os palestrantes, tirar dúvidas e trazer contribuições. As questões poderão ser enviadas para o e-mail ciclodeestudos.svs@saude.gov.br ou pelo Whats App (61) 99646-7366 e serão respondidas ao vivo.

Transmissão ao vivo
Quem quiser acompanhar o evento pela internet basta acessar este endereço.

Público alvo
O Ciclo de Estudos é aberto a todos os interessados no assunto, embora o público prioritário sejam os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), estudantes da área de Saúde e pesquisadores.

Serviço
Evento: Ciclo de Estudos – “Infecção pelo vírus Zika e a causalidade da microcefalia e outras alterações congênitas: novas evidências”
Local: Auditório do Edifício PO700 – SRTVN Quadra 701, Via W 5 Norte, Lote D, 1º subsolo
Data: 17 de novembro de 2017
Horário: 15h às 17h
Transmissão em tempo real pelo link: neste endereço
Mais informações: (61) 3315-3714/3893 – Coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços (CGDEP)

Fonte: Ministério da Saúde