Realizada na noite desta quinta-feira (13/06), a abertura solene do XXX Congresso Nordestino de Ginecologia e Obstetrícia e do 45º Congresso Pernambucano de Ginecologia e Obstetrícia, no auditório Joaquim Nabuco do Sheraton Reserva Paiva Hotel, localizado no Cabo de Santo Agostinho.

7

A presidente do Simepe, Claudia Beatriz, marcou presença na mesa do evento, organizado e coordenado pela da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Pernambuco (Sogope), Registradas também as presença o presidente do Cremepe, Mario Fernando Lins, o presidente da Federaçao Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetricia (FEBRASGO), Cesar Eduardo Fernandes, além do presidente da Sogope, Jefferson Valença e da médica representante da Secretaria Estadual de Saúde. Dra Letícia Katz.

8

Em sua saudação, a presidente Cláudia Beatriz destacou a relevância dos congressos que reúne inúmeros profissionais, professores e palestrantes/convidados de alto nível, cujo objetivo é fortalecer os vínculos éticos, profissionais e científicos na condução das boas práticas assistenciais em prol da saúde das mulheres. Além disso, comentou sobre a crise materno-infantil no Estado e a campanha do Simepe pelas vidas de gestantes e recém-nascidos nas maternidades do sistema público de saúde no estado.

10

Segundo ela, do interior à capital pernambucana são necessárias ações urgentes no setor, que enfrenta problemas graves no dia a dia. Nos municípios pernambucanos, a ausência de maternidades, ou o fechamento dessas unidades, fazem com que a população tenha que ser transferida para a capital, expondo a vida da parturiente e a vida do médico, além de ser um dos fatores para superlotação das maternidades públicas.

No final da solenidade, foram realizados os momentos de humor com Renato Bartolomeu (stand up) e artístico com Cezinha. Vale salientar que os  eventos científicos serão encerrados no sábado, dia 15 de junho.

15