Simepe participa da entrega da medalha Maciel Monteiro e Prêmio Diva Montenegro

 

Na noite da última terça feira, 16/04, a Associação Médica de Pernambuco comemorou seus 178 anos com a entrega da Medalha Maciel Monteiro aos médicos Antonio Vieira da Rocha Filho, Gilda Kelner e Jaime dos Santos Souto. A outorga homenageia todos os anos os profissionais que se destacaram ao longo de sua carreira.Saudando os agraciados, A médica e escritora Cristina Cavalcanti abordou os momentos marcantes pessoais e profissionais de cada um, além de rememorar fatos que ao longa da vida do fundador, Maciel Monteiro, o tornaram uma personalidade da saúde em sua época.

WhatsApp Image 2019-04-17 at 12.06.42

Em discurso de agradecimento, Gilda Kelner trouxe o fator humano como causa imprescindível na atualidade para a carreira, sobrecarregada de tecnologias e pouco tempo. A preocupação sobre a depressão, burnout, e stress que tanto afetam os profissionais, além da precária situação do SUS. “Hoje é tudo líquido, tudo se esvai. E são esses momentos como agora que nos fazem lembrar quem nós somos.” Ressaltou Gilda.

WhatsApp Image 2019-04-17 at 12.06.42 (2)

 

A noite também foi marcada por homenagens na entrega do Prêmio Diva Montenegro, que já está em seu 12º ano. Os agraciados foram: (FPS-IMIP)Amanda Alves Moreira de Castro, “Fatores associados à cobertura vacinal em crianças – análise de uma comunidade”; (FCM-UPE) Ana Clara Galindo Miranda – “Habilidades de diagnóstico radiológico do interno em medicina”; (UFPE) Arthur Campos Ferreira – “Perfil de gestores e conhecimento sobre o processo de  regionalização da saúde em Pernambuco”; (UNINASSAU) Beatriz Rezende Monteiro – “Reconstrução arterial no backtable em transplante de fígado: uma experiência de 20 anos”.

WhatsApp Image 2019-04-17 at 12.16.02

Uma novidade neste ano foi a premiação dos três trabalhos mais bem avaliados no 44º Congresso Médico Estadual de Pernambuco de fevereiro deste ano. “Impacto do câncer colorretal no Estado de Pernambuco: uma análise epidemiológica de 5 anos”, de autoria de Juliana Garcia Silva; “Avaliação do perfil e grau de sobrecarga dos cuidadores de pacientes idosos internados em um hospital terciário”, de Alisson José de Lima Peixoto; e “Síndrome de burnout em médicos e estudantes de medicina”, de Ariosto Afonso de Morais.

 

WhatsApp Image 2019-04-17 at 12.06.40 (1)

Este ano, além da presença dos representantes das entidades médicas estaduais, Mário Lins (Cremepe), Tadeu Calheiros (Simepe), Hildo Azevedo (APM), Sirleide Lira (FECEM) e Assuero Gomes (Sicredi/Unimed), a cerimônia contou com a participação do vice representante da AMB para o Nordeste, Mauro César Viana de Oliveira, representando o presidente nacional, Lincoln Ferreira. A presidente da AMPE, Helena Carneiro Leão ressaltou a importância da humanidade na medicina. “Aprender a cuidar é aprender a gostar de medicina.” pontuou.

 

Compartilhe:

Fique por dentro

Notícias relacionadas