A presidente do Simepe, Claudia Beatriz, juntamente com o presidente do Cremepe, Mario Fernando Lins, participaram na noite desta quinta-feira (05/09) da mesa de abertura do XXXVI da Jornada Pernambucana de Psiquiatria, com o tema “Interface da Psiquiatria com as demais especialidades clínicas” no Hotel Manibu – em Boa Viagem/Recife. O objetivo é contribuir com a atualização do conhecimento científico e instigar o debate acerca de temas atuais e pertinentes. A jornada é o maior evento desta especialidade médica no Estado, realizado, de maneira ininterrupta, há 36 anos e reúne médicos não só de Pernambuco, mas também de federadas próximas como Paraíba, Sergipe e Maceió.

Compuseram a mesa de abertura o secretário adjunto regional Nordeste da Associação Brasileira de Psiquiatria, Everton Sougey, a presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (SPP), Kátia Petribú, o coordenador do Encontro Estadual de Médicos Residentes em Psiquiatria, Frederick Lapa, a presidente do Sindicato dos Médicos, Claudia Beatriz e representado o Estado, a diretora do Hospital Ulysses Pernambucano, Ruth Bonow.

O presidente do Cremepe iniciou o discurso saldando a presidente da sociedade de Psiquiatria e destacando a importância dos cuidados voltados à saúde mental.  Já a presidente do Simepe, Claudia Beatriz, destacou a necessidade de “olharmos para o sofrimento psíquico dos nossos cuidadores” fazendo referência “ao sofrimento que está imposto aos profissionais médicos no campo de trabalho, com  condições bastantes adversas e sobretudo sofrendo alguns males do século como a depressão, síndrome de burnout.

Após os discursos de abertura, a SPP promoveu a entrega da outorga da Medalha Ulysses Pernambucano de Honra ao Mérito para Dra. Mabel Cavalcanti. A presidente da Sociedade fez uma bela homenagem à psiquiatra que também leu um texto emocionante. Ela recebeu a medalha, um certificado e flores.

Há seis anos, o evento recebe ainda o Encontro Estadual de Médicos Residentes em Psiquiatria, um momento de troca de experiências e conhecimento entre aqueles que estão iniciando a carreira na Psiquiatria Pernambucana e nacional.

Ao todo, Jornada Pernambucana de Psiquiatria e Encontro Estadual de Médicos Residentes em Psiquiatria somam três dias de evento que, além da capacitação profissional, é um período de confraternização entre colegas médicos.