SIMEPI está em Picos para atender reivindicações da categoria

A Diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí acompanhados da Assessoria Jurídica está no município de Picos (PI) para atender as solicitações dos médicos da região. A reunião aconteceu no auditório do Hotel Entre Rios na noite de ontem (11).

Entre as pautas debatidas, foram abordadas questões como o plano de carreira do município e reajuste salarial. Entre as reivindicações, os médicos de Picos estão com três meses de salários atrasados, passando por assédio e ameaças, não recebem insalubridade e passam por diversas condições adversas.

Segundo os profissionais da categoria, o Programa Saúde da Família (PSF) não funciona para consultas e os pacientes acabam procurando o Hospital Regional Justino Luz como alternativa. Vale ressaltar que o médico plantonista foi contratado para atender urgência e emergência no hospital.

No caso do SAMU, as ambulâncias estão sucateadas sem condições de transferir pacientes, como também, a falta de documentos necessários para que o veículo circule no trânsito.

Outra denúncia apresentada na reunião foi que o Hospital Regional não conta com leitos psiquiátricos, aprovados em lei e ainda não foram implantados.

Segundo o médico vascular José Almeida, a visita do SIMEPI ao município foi muito oportuna. “Nós estávamos esperando a visita do Sindicato devido aos grandes problemas que a categoria vem enfrentado em Picos, principalmente na saúde pública, tanto no PSF quanto o Hospital Regional e o SAMU. Discutimos com os médicos, que apresentaram as dificuldades”, ressalta José Almeida, que também compõe a diretoria do SIMEPI.

Ao ouvir as reivindicações dos profissionais de saúde, a assessoria jurídica e a Diretoria do SIMEPI, representada pelo presidente Samuel Rêgo; a tesoureira e diretora da FENAM, Lúcia Sousa, o Presidente da CHBPM/PI, Valrian Campos Feitosa e José Almeida se reunirão na manhã desta segunda-feira (12) com o Ministério Público e a Secretaria Municipal de Saúde de Picos. Com base nas denúncias, o SIMEPI irá formalizar as denúncias em relatório e encaminhar aos órgãos competentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi)

Compartilhe:

Fique por dentro

Notícias relacionadas