Sindicato dos Médicos aciona Ministério Público sobre posto de saúde localizado em cima de mercadinho

O Sindicato dos Médicos do Ceará acionou, nessa quarta-feira (11), a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), para que sejam tomadas as providências legais cabíveis quanto a situação do Posto Dom Antônio Lustosa, localizado no Bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, que, há cerca de 1 ano funciona em cima de um mercadinho.

Após inúmeras denúncias relatadas por profissionais e pacientes, o presidente da entidade, Dr. Edmar Fernandes, comprovou in loco a gravidade da situação. “Diante de tantos casos que demonstram o desrespeito com a saúde pública, este realmente impressiona. Esta é a primeira vez que tenho ciência de um posto de saúde funcionando no andar de cima de um mercadinho. É inadmissível e triste esse descaso”, destaca.

O espaço, que hoje funciona a unidade, foi cedido pelo proprietário, em um ato de solidariedade à comunidade, que ficaria desassistida devido à reforma do posto iniciada em julho de 2018 pela Prefeitura de Fortaleza, cuja previsão de conclusão era de apenas dois meses. Em todo este tempo, os custos com o local, como energia elétrica, água e internet, estão sob responsabilidade integral do proprietário.

O local recebe, diariamente, dezenas de pacientes, entre crianças, idosos e gestantes. Estes são consultados por médicos alocados em salas inadequadas, estabelecidas junto a um outro espaço no qual são ministradas aulas para adultos. O Sindicato seguirá acompanhando o caso e solicitando para que os órgãos competentes tomem as medidas cabíveis para solucionar esta situação grave e inaceitável.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec)

Compartilhe:

Fique por dentro

Notícias relacionadas