Médicos da Rede Estadual ampliam movimento e lançam campanha sobre a realidade da saúde em Pernambuco

 

O Sindicato dos Médicos (Simepe) realizou na noite desta terça-feira (30/01), Assembleia Geral Extraordinária (AGE), com os médicos servidores públicos que trabalham na rede estadual de saúde. A AGE ocorreu de forma híbrida, com participação expressiva da categoria, através da Plataforma Zoom e presencial na sede do Simepe, bairro da Boa Vista/Recife.

O presidente Walber Steffano coordenou a atividade sindical que contou com as presenças da vice-presidente, Ana Carolina Tabosa, da secretária-geral, Claudia Beatriz, além de integrantes da diretoria do Simepe e do presidente do Cremepe, Mario Jorge Lobo, que marcaram presença virtualmente. O advogado da Defensoria Médica (DFM), Diego Galdino também participou da AGE.

Na abertura da assembleia, o presidente Walber Steffano, destacou a importância e participação da categoria no movimento de valorização, as fiscalizações realizadas pelo Cremepe em parceria com o Simepe nos hospitais da rede estadual, além do histórico das negociações mantidas junto às Secretarias estaduais de Saúde (SES) e de Administração (SAD), desde o dia 23 de maio 2023. Vale ressaltar que as secretarias governamentais não apresentaram propostas concretas até o momento.

Durante a reunião, Walber Steffano frisou, de forma incisiva, que existem demandas e problemas constantes nas urgências e emergências da rede estadual de saúde que precisam de soluções imediatas. “O cenário é de aumento dos problemas crônicos em toda a rede de saúde, a superlotação e o uso de corredores ou salas não indicadas, como leitos para pacientes em todas as principais emergências da capital e do interior, elevou ainda mais a insatisfação dos médicos e da população. Chegamos ao limite da paciência”, ressaltou.

Por unanimidade, os médicos aprovaram o lançamento de campanha de mídia, para mostrar à população as reais condições da saúde no Estado, encaminhamento de ofícios para os órgãos competentes, expondo os problemas e as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelos profissionais médicos.

A categoria continua em estado de assembleia. Nova AGE presencial deliberada para o dia 21/02, às 19h, no Simepe, com indicativo de paralisações na rede estadual de saúde. O Sindicato seguirá firme em defesa dos direitos e das conquistas dos médicos da rede estadual de saúde.

Compartilhe:

Fique por dentro

Notícias relacionadas