{"id":39129,"date":"2017-05-24T10:13:07","date_gmt":"2017-05-24T13:13:07","guid":{"rendered":"http:\/\/www.simepe.com.br\/novo\/?p=39129"},"modified":"2017-05-24T10:13:07","modified_gmt":"2017-05-24T13:13:07","slug":"consumo-de-chocolate-ajuda-no-combate-a-doencas-cardiacas-como-a-arritmia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.simepe.com.br\/novo\/consumo-de-chocolate-ajuda-no-combate-a-doencas-cardiacas-como-a-arritmia\/","title":{"rendered":"Consumo de chocolate ajuda no combate a doen\u00e7as card\u00edacas, como a arritmia"},"content":{"rendered":"<div style=\"text-align: justify;\">O consumo de chocolate pode ajudar no combate a doen\u00e7as card\u00edacas, como a fibrila\u00e7\u00e3o atrial (FA), um subtipo de arritmia caracterizada por batimentos r\u00e1pidos e irregulares dos \u00e1trios do cora\u00e7\u00e3o. Em um estudo divulgado nesta ter\u00e7a-feira (23\/5), pela Universidade Harvard, pesquisadores identificaram os benef\u00edcios do cacau e de seu alto \u00edndice de flavonoides, que produzem efeitos anti-inflamat\u00f3rios, anti-hemorr\u00e1gicos e antial\u00e9rgicos.<\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\"><\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\">&#8220;Nosso estudo mostra os benef\u00edcios para a sa\u00fade com um consumo moderado de chocolate e evidencia a import\u00e2ncia de fatores comportamentais para diminuir potencialmente o risco de arritmias&#8221;, explica, em um comunicado \u00e0 imprensa, Elizabeth Mostofsky, instrutora do Departamento de Epidemias de Harvard. O trabalho foi publicado na revista especializada Heart.<\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\"><\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\">De acordo com a pesquisa, o cacau puro e o cacau dos alimentos \u2014 em particular no chocolate amargo, cujo \u00edndice \u00e9 maior que do chocolate ao leite \u2014 atribui ao sistema cardiovascular mais benef\u00edcios por causa do alto n\u00edvel de compostos qu\u00edmicos flavon\u00f3ides, que ajudam na sa\u00fade dos vasos sangu\u00edneos.<\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\"><\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\">Dos 55,5 mil homens e mulheres que participaram do trabalho, foram registrados 3.346 casos de FA no per\u00edodo de acompanhamento, cerca de 13 anos. As pessoas que comeram de uma atr\u00eas por\u00e7\u00f5es de 28g de chocolate por m\u00eas apresentaram uma taxa 10% menor da doen\u00e7a que o grupo que ingeria menos de um por\u00e7\u00e3o mensal. J\u00e1 entre aqueles que comeram uma por\u00e7\u00e3o por semana tiveram uma taxa 17% mais baixa; e aqueles que comiam de duas a seis por\u00e7\u00f5es semanais tinham uma taxa 20% menor.<\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\"><\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\">Com modera\u00e7\u00e3o<\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\">A respons\u00e1vel pela pesquisa, por\u00e9m, ressalta que a ingest\u00e3o deve ser moderada. &#8220;Comer quantidades excessivas de chocolate n\u00e3o \u00e9 recomendado, porque muitos produtos s\u00e3o ricos em calorias de a\u00e7\u00facar e gordura e poderiam levar ao ganho de peso e outros problemas metab\u00f3licos. Mas ingest\u00e3o moderada de chocolate com alto teor de cacau pode ser uma escolha saud\u00e1vel&#8221;, diz Mostofsky.<\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\"><\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\">Na pesquisa, foram considerados o \u00edndice de massa corporal, a press\u00e3o arterial e o colesterol dos participantes, que foram medidos no momento da recruta, entre dezembro de 1993 e maio de 1997. Eles tamb\u00e9m analisaram outras condi\u00e7\u00f5es de sa\u00fade e o estilo de vida a partir de question\u00e1rios.<\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\"><\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\">&#8220;Apesar do fato de a maior parte do chocolate consumido pelos participantes ter concentra\u00e7\u00f5es relativamente baixas de ingredientes potencialmente protetores, ainda observamos uma associa\u00e7\u00e3o realmente significativa entre comer chocolate e um menor risco de FA \u2014 sugerindo que mesmo pequenas quantidades de cacau t\u00eam um impacto positivo na sa\u00fade &#8220;, finaliza a especialista.<\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\"><\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\">O que \u00e9 fibrila\u00e7\u00e3o atrial<\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\">A fibrila\u00e7\u00e3o atrial afeta 2,5% da popula\u00e7\u00e3o mundial, o equivalente a 175 milh\u00f5es de pessoas. \u00c9 a segunda maior causa de mortes em tudo mundo. Essa arritmia card\u00edaca est\u00e1 cada vez mais associada ao avan\u00e7o da idade, acometendo, sobretudo, a popula\u00e7\u00e3o na faixa dos 75 a 80 anos de idade.<\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\"><\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\"><\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\">Fonte: Diario de Pernambuco<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>O consumo de chocolate pode ajudar no combate a doen\u00e7as card\u00edacas, como a fibrila\u00e7\u00e3o atrial (FA), um subtipo de arritmia caracterizada por batimentos r\u00e1pidos e irregulares dos \u00e1trios do cora\u00e7\u00e3o. Em um estudo divulgado nesta ter\u00e7a-feira (23\/5), pela Universidade Harvard, pesquisadores identificaram os benef\u00edcios do cacau e de seu alto \u00edndice de flavonoides, que produzem [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":39130,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"ocean_post_layout":"","ocean_both_sidebars_style":"","ocean_both_sidebars_content_width":0,"ocean_both_sidebars_sidebars_width":0,"ocean_sidebar":"","ocean_second_sidebar":"","ocean_disable_margins":"enable","ocean_add_body_class":"","ocean_shortcode_before_top_bar":"","ocean_shortcode_after_top_bar":"","ocean_shortcode_before_header":"","ocean_shortcode_after_header":"","ocean_has_shortcode":"","ocean_shortcode_after_title":"","ocean_shortcode_before_footer_widgets":"","ocean_shortcode_after_footer_widgets":"","ocean_shortcode_before_footer_bottom":"","ocean_shortcode_after_footer_bottom":"","ocean_display_top_bar":"default","ocean_display_header":"default","ocean_header_style":"","ocean_center_header_left_menu":"","ocean_custom_header_template":"","ocean_custom_logo":0,"ocean_custom_retina_logo":0,"ocean_custom_logo_max_width":0,"ocean_custom_logo_tablet_max_width":0,"ocean_custom_logo_mobile_max_width":0,"ocean_custom_logo_max_height":0,"ocean_custom_logo_tablet_max_height":0,"ocean_custom_logo_mobile_max_height":0,"ocean_header_custom_menu":"","ocean_menu_typo_font_family":"","ocean_menu_typo_font_subset":"","ocean_menu_typo_font_size":0,"ocean_menu_typo_font_size_tablet":0,"ocean_menu_typo_font_size_mobile":0,"ocean_menu_typo_font_size_unit":"px","ocean_menu_typo_font_weight":"","ocean_menu_typo_font_weight_tablet":"","ocean_menu_typo_font_weight_mobile":"","ocean_menu_typo_transform":"","ocean_menu_typo_transform_tablet":"","ocean_menu_typo_transform_mobile":"","ocean_menu_typo_line_height":0,"ocean_menu_typo_line_height_tablet":0,"ocean_menu_typo_line_height_mobile":0,"ocean_menu_typo_line_height_unit":"","ocean_menu_typo_spacing":0,"ocean_menu_typo_spacing_tablet":0,"ocean_menu_typo_spacing_mobile":0,"ocean_menu_typo_spacing_unit":"","ocean_menu_link_color":"","ocean_menu_link_color_hover":"","ocean_menu_link_color_active":"","ocean_menu_link_background":"","ocean_menu_link_hover_background":"","ocean_menu_link_active_background":"","ocean_menu_social_links_bg":"","ocean_menu_social_hover_links_bg":"","ocean_menu_social_links_color":"","ocean_menu_social_hover_links_color":"","ocean_disable_title":"default","ocean_disable_heading":"default","ocean_post_title":"","ocean_post_subheading":"","ocean_post_title_style":"","ocean_post_title_background_color":"","ocean_post_title_background":0,"ocean_post_title_bg_image_position":"","ocean_post_title_bg_image_attachment":"","ocean_post_title_bg_image_repeat":"","ocean_post_title_bg_image_size":"","ocean_post_title_height":0,"ocean_post_title_bg_overlay":0.5,"ocean_post_title_bg_overlay_color":"","ocean_disable_breadcrumbs":"default","ocean_breadcrumbs_color":"","ocean_breadcrumbs_separator_color":"","ocean_breadcrumbs_links_color":"","ocean_breadcrumbs_links_hover_color":"","ocean_display_footer_widgets":"default","ocean_display_footer_bottom":"default","ocean_custom_footer_template":"","ocean_post_oembed":"","ocean_post_self_hosted_media":"","ocean_post_video_embed":"","ocean_link_format":"","ocean_link_format_target":"self","ocean_quote_format":"","ocean_quote_format_link":"post","ocean_gallery_link_images":"on","ocean_gallery_id":[]},"categories":[1],"tags":[],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.simepe.com.br\/novo\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/39129"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.simepe.com.br\/novo\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.simepe.com.br\/novo\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.simepe.com.br\/novo\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.simepe.com.br\/novo\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=39129"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.simepe.com.br\/novo\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/39129\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":39131,"href":"https:\/\/www.simepe.com.br\/novo\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/39129\/revisions\/39131"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.simepe.com.br\/novo\/wp-json\/wp\/v2\/media\/39130"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.simepe.com.br\/novo\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=39129"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.simepe.com.br\/novo\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=39129"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.simepe.com.br\/novo\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=39129"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}