O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (CVA) e a empresa Pneu Verde – que recolhe e dá destino correto às rodas – vão atuar juntos no combate à dengue. A recicladora vai auxiliar na coleta de pneus, um dos principais criadouros de larvas do Aedes aegypit, o mosquito vetor da doença.
Os aros de borracha acumulam água e possuem superfícies escuras, ambiente que propicia a proliferação do mosquito. A parceria vai ajudar a eliminar os focos. Todos os dias, a Pneu Verde recolhe 32 toneladas do material.
“Os agentes de saúde ambiental vão acionar nossos funcionários para fazer a coleta, ou vão deixar as rodas na nossa sede, no bairro de São José (Centro do Recife). Depois, tudo será transformado em cimento. A sociedade vai ganhar com o acordo, porque vamos prevenir doenças e deixar a cidade limpa”, explica a coordenadora da companhia, Rick Lândia Barboza.
Em troca, o CVA vai dedetizar o depósito do estabelecimento duas vezes por semana. Os funcionários da recicladora também aprenderam sobre os sinais e sintomas da doença, transmissão do vírus, além do ciclo e tempo de vida do mosquito, em palestra realizada pela Secretaria municipal de Saúde.
“Há muitos pneus espalhados pela cidade por causa das borracharias. A prefeitura já recolhe, mas a quantidade é pequena. Vamos combater o problema eliminando focos e informando as pessoas”, afirmou Liliane Amorim, bióloga do Programa de Saúde Ambiental do Recife.
Os interessados podem entregar pneus sem utilidade na sede da Pneu Verde: Rua Lourenço de Sá, nº 165, ou acionar o Disk-Coleta: 3447-3894.
Fonte: Jornal do Commercio



