Sob a coordenação de representantes do Simepe, os médicos da UPA Engenho Velho Carlos Wilson estiveram reunidos em AGE, na noite desta segunda-feira (11) e decidiram intensificar à luta contra os desmandos administrativos da gestão do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).
Entre as questões discutidas e encaminhadas pelos profissionais estão a interferência de autonomia do trabalho médico, a sobrecarga de atendimentos, a superlotação de pacientes, a falta de segurança e protocolar uma ação judicial por dano moral coletivo. Os médicos afirmaram que são vítimas de desacatos, intimidações e agressões verbais quase que diariamente. Os pedidos de demissão coletiva não foram descartados pelos profissionais de saúde.
Durante quase três horas, os médicos – Tadeu Calheiros, Walber Steffano e José Tenório – além do advogado da Defensoria Médica, Vinicius Calado, ouviram relatos sobre situações que comprometem a qualidade do trabalho médico, bem como à assistência dos pacientes. Vale ressaltar que os médicos da UPA Engenho Velho aprovaram,também, uma moção de apoio e solidariedade à coordenadora médica Kátia Duarte demitida pela gestão do IMIP, por sua postura ética e responsável em defesa da classe médica.
Diante dos fatos relacionados, o Simepe vai encaminhar denúncia ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ministério Público do Trabalho (MPT), ao Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e ao próprio IMIP.
Nova AGE: dia 25’/01, às 19h, no Simepe, para definição dos novos rumos do movimento.



