O Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife, investiga se uma paciente faleceu, na madrugada do domingo (21), por complicações decorrentes de um possível quadro de infecção viral. Recifense, a supervisora de atendimento de hotel Ana Paula do Carmo Pereira da Silva, 27 anos, começou a sentir dor no corpo, febre e inchaço nas articulações após o período do Natal, segundo informou o marido, Vitor Pereira.
Na declaração de óbito de Ana Paula é citada como uma das causas prováveis da morte a síndrome de Guillain-Barré, além de choque séptico respiratório, pneumonia hospitalar, exantema febril (que são doenças que se manifestam por manchas vermelhas na pele), miocardite e miosite – esta última é uma síndrome neurológica caracterizada por inflamação nos músculos, que causa fraqueza muscular.
A assessoria de imprensa do HR informa que, a princípio, a síndrome de Guillain-Barré está como causa descartada atualmente. “Estamos investigando uma das três arboviroses: dengue, chicungunha e zika. Ainda é muito cedo para se falar em causa. Nada está definido”, diz a chefe do Serviço de Neurologia do HR, Maria Lúcia Brito.
Foi coletado da paciente, segundo o hospital, amostra do líquido cefalorraquidiano (LCR), aquele que circula na medula e vai até o cérebro. Os resultados dos exames, segundo a assessoria de imprensa do hospital, devem sair em aproximadamente uma semana.
De acordo com Vitor Pereira, a esposa foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Cabo de Santo Agostinho assim que começou a apresentar os primeiros sintomas, quando foi diagnosticada com dengue. Uma semana após o atendimento, a vítima voltou a ser levada a um posto de saúde, no distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca, e em seguida, para a UPA da Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife. O corpo de Ana Paula foi velado e enterrado ontem no Cemitério de Santo Amaro, área central da capital.
Fonte: Jornal do Commercio



