Mais uma paciente morre após apresentar um quadro de miosite (síndrome neurológica caracterizada por inflamação nos músculos que causa fraqueza muscular) possivelmente associado a um histórico prévio de infecção viral. Ela era natural do Recife e tinha 24 anos, segundo informou ontem, durante evento realizado na Fiocruz Pernambuco, a médica Maria Lúcia Brito Ferreira, chefe do Serviço de Neurologia do Hospital da Restauração (HR). Em janeiro, uma paciente de 17 anos, de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, faleceu depois de ter uma infecção por chicungunha que evoluiu para miosite.
“Agora não é mais um caso só. São situações extremamente graves, de pacientes que têm comprometimento muscular com enzimas muito elevadas e acometimento cardíaco. Este segundo caso teve manifestação clínica praticamente igual à da outra, com paralisia flácida e um quadro clínico provavelmente de chicungunha”, explica Maria Lúcia.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que ainda não foi comunicada sobre o óbito, mas frisa que está atenta às mortes suspeitas pelas arboviroses (dengue, chicungunha e zika), já que houve aumento no registro de mortes nas primeiras dez semanas epidemiológicas de 2016, em relação a anos anteriores. Até o momento, 96 óbitos suspeitos pelas arboviroses foram notificados. Deles, um foi confirmado por chicungunha. No mesmo período de 2015, foram 12 mortes suspeitas (uma confirmada por dengue).
Fonte: NE10



