A mobilização dos médicos do IPERBA (maternidade estadual) surtiu efeito. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) apresentou proposta de contratações extras (vínculos de cobertura) para cobrir férias e licenças de profissionais da rede de maternidades do Estado.
A proposta foi aceita na assembleia dos médicos, dia 12, no Sindimed. Os profissionais, entretanto, se mantêm mobilizados e, através de ofício do Sindimed, encaminharam a pauta de reivindicações completa (abaixo) ao secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas.
Em reunião com o sub-secretário Adil Duarte, nesta terça (13), o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, voltou a discutir a necessidade de garantir melhores condições de trabalho e de atendimento nas maternidades.
Duarte informou que a diretora de Gestão da Rede Própria (DGRP) da Sesab, Tereza Paim, se reunirá com a diretora da maternidade, Dolores Fernandes para dar encaminhamento às medidas propostas e aos itens da pauta.
O Iperba tem atendido com escalas desfalcadas, problema agravado quando um dos plantonistas entra de férias ou tira licença. Existe déficit de pessoal de fisioterapia e de enfermagem afetando diretamente a qualidade do atendimento.
O Sindimed já notificou Ministério Público do Estado, Ministério Público do Trabalho e o Cremeb sobre a situação vivida nas maternidades da Bahia e seguirá cobrando solução da Sesab.
Pauta
- Disponibilização dos vínculos extras a partir de abril.
- Garantir escalas completas de plantões.
- Implantação de classificação de risco.
- Ambulatório específico de avaliação de retorno.
- Recomposição das equipes de fisioterapia e enfermagem.
- Adequação para atendimento neonatal de alto risco (perfil de boa parte dos internamentos).
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed)