Mesmo com data de realização definida para os dias 29 e 30 de maio, o Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM) 2018 já é uma pauta importante e prioritária para todos os profissionais. Tanto que a categoria se reuniu nesta quinta-feira (24/05) para discutir pontos que serão levados ao evento pelos médicos pernambucanos.
O Fórum Pré-Enem foi organizado pelas três entidades médicas (Sindicato dos Médicos, Conselho Regional de Medicina e Associação Médica de Pernambuco) e teve o comando do presidente do Simepe, Tadeu Calheiros; do presidente do Cremepe, André Dubeux, e do diretor executivo do Sindicato, Mario Jorge Lobo. Durante quase duas horas de proposições importantes, temas extremamente relevantes foram debatidos, como a formação do profissional médico; métodos de avaliação progressiva; melhoramentos necessários no Sistema Único de Saúde (SUS); mercado de trabalho; e questões referentes à saúde suplementar.
Para o presidente do Simepe, ter esse encontro prévio ajudará nas discussões fundamentais que estão por vir, em Brasília, na próxima semana. “A categoria médica é pioneira e, antecipando a amplitude de temas importantes que serão discutidos, decidimos por nos reunir previamente e elaborar uma pauta sistematizada e focada nas necessidades mais urgentes de serem defendidas. Estamos muito confiantes em poder extrair uma pauta final do Enem que traga as melhorias tão esperadas e que são motivo de luta diária de todos nós”, ressalta Calheiros.
O Enem 2018 volta a ser realizada após um hiato de quatro anos. O evento na capital federal será realizado no auditório da Associação Médica de Brasília (AMBr), onde são esperadas cerca de 500 pessoas, entre delegados estaduais, representantes dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), sindicatos e associações médicas, sociedades de especialidades e outras lideranças da área. A comitiva pernambucana contará com representantes das três entidades médicas: Simepe, Cremepe e AMPE.



