Mobilização dos Médicos do Recife avança em resoluções positivas

Médicos que atendem às urgências/emergências, maternidades, e rede saúde mental do Recife estiveram reunidos em Assembleia Geral Extraordinária (AGE). O encontro ocorreu na sede da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), com o comando da direção do Simepe. A categoria discutiu as respostas dadas pela gestão municipal para o pleito de melhorias necessárias apresentadas.

Apresentados os detalhes ao grupo, com informações da reunião realizada na última terça-feira, todas pactuadas em ofício, a categoria refletiu e deliberou pela manutenção da mesa de negociação com a Prefeitura do Recife. Isso porque houve avanços para as reivindicações, como as contratações para a recomposição das escalas e o reconhecimento por parte da Secretaria de Saúde sobre a necessidade de nomear novos profissionais para cobrir férias e outros tipos de licenças que causem qualquer redução nas escalas – já se comprometendo para, ainda esta semana, enviar ofício ao Núcleo de Gestão para contratação desses médicos até outubro.

A categoria ainda avaliou como positiva outras pactuações apresentadas em mesa, como a concretização da compra de novo enxoval para a Policlínica e Maternidade Barros Lima, bem como a aquisição de um equipamento de Raio-X para esta mesma unidade – faltando apenas a instalação do maquinário.

“Analisamos como muito positivo o movimento, pois avançamos em questões importantes para funcionamento dessas unidades de saúde. Vale ressaltar que a Barros Lima, por exemplo, nunca contou com um equipamento adequado de Raio-X como este e tudo isso é fruto da mobilização da categoria e do diálogo com gestão municipal. Essas negociações ainda deram como resultado o compromisso pactuado com a Secretaria de Saúde de implantação de novos tipos de exames essenciais e de um trabalho mais próximo das Upinhas”, apresenta Tadeu Calheiros, presidente do Simepe.

Sobre esses novos testes, a PCR se comprometeu, ainda sem prazo definido, reconhecendo a necessidade das unidades, a implantar exames para diagnósticos para prevenção e tratamento de síndrome coronarianas, como infarto, nos postos de urgências e emergências da rede municipal.  A secretaria de saúde também ratificou o compromisso de visitar todas as Upinhas 24h, para discutir com o corpo clínico as necessidades e dificuldades especificas de cada complexo.

As discussões entre o Simepe, a PCR e os representantes dos serviços de urgência, emergência, maternidade com o grupo e o Simepe devem seguir numa mesa de negociação permanente sobre esses assuntos. Por fim, a categoria ainda deliberou pela participação / convocação de todos os profissionais para uma grande AGE com todos os médicos do Recife, no dia 29 de agosto, às 14h, na AMPE. Na oportunidade, o quórum avaliará os pontos pactuados no termos de compromisso feito com a própria gestão da cidade, em janeiro, focando nos pontos de reajuste da categoria e incorporação da gratificação de plantão.

Compartilhe:

Deixe um comentário

Fique por dentro

Notícias relacionadas