Cerca de 1.500 médicos se reunirão no Hotel Armação para debater temas como a alergia à proteína do leite de vaca e a doença inflamatória intestinal na infância
Falta pouco para o 17º Congresso Brasileiro de Gastropediatria – Gastroped, evento que chega na próxima quarta-feira (29) à praia Porto de Galinhas, município de Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. Realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em conjunto com a Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), o congresso tem como tema Construindo Pontes Entre a Ciência e o Cuidado, que guiará as atividades que ocuparão o Hotel Armação até o sábado (1º de setembro).
As atividades relacionadas ao Gastroped ocupam o Armação a partir das 8h da quarta-feira, 29, quando começam a ser realizados oito cursos pré-congresso, com temas que vão do Jovem Gastroenterologista Pediátrico à Nutrição Para o RN Prematuro.
A expectativa é que o Gastroped receba cerca de 1.500 congressistas, a exemplo de gastropediatras, pediatras, nutricionistas e estudantes da área de saúde, que desfrutarão de uma estrutura especial, incluindo três salas simultâneas, duas de gastroenterologia pediátrica e uma de hepatologia pediátrica.
Dentre os temas em destaque estão a alergia à proteína do leite de vaca, a doença celíaca, as repercussões intestinais da síndrome do zika vírus nas crianças, cólica infantil e o refluxo gastroesofágico na infância. Estão programadas mais de 100 apresentações orais, distribuídas entre conferências, palestras e mesas-redondas, ao longo dos quatro dias de evento.
Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, a gastropediatra baiana Luciana Rodrigues Silva vai coordenador um dos cursos pré-congresso, sobre doença inflamatória intestinal na infância. Ela também estará à frente, durante o congresso, da palestra Criança que não responde ao imunossupressor: como proceder?, marcada para o dia 30.
Luciana será ainda mediadora da mesa-redonda Dilemas no diagnóstico e tratamento da doença celíaca, na sexta-feira (31). No mesmo dia, a gastropediatra fará o lançamento do livro Manual de Residência em Gastroenterologia Pediátrica (Manole Editora, 1ª edição, R$ 128), escrito em parceria com Elisa de Carvalho (DF) e Cristina Targa Ferreira (RS). A obra engloba as doenças de refluxo gastroesofágico, dificuldades alimentares, alergia alimentar.
Fonte: Mia Comunicação
 
											 
								 
								


