Prefeitura prometeu reajuste salarial, concurso público e melhoria na segurança das unidades de saúde. Atendimentos serão retomados nesta quinta
Em assembleia realizada nesta quarta-feira (21), os médicos da rede municipal do Recife decidiram encerrar o movimento grevista. Paralisados há 60 dias, os servidores voltarão ao trabalho já nesta quinta (22). Durante o movimento paredista, os atendimentos nos postos do programa Estratégia Saúde da Família, consultas eletivas e serviços ambulatoriais foram suspensos. Somente os atendimentos de urgência e emergência foram mantidos. A reunião aconteceu no Sindicato dos Médicos de Pernambuco, que adiantou que a gestão municipal não estava cumprindo o acordo feito com a categoria em janeiro deste ano.
Os cerca de 100 médicos que estiveram presentes na assembleia acataram o acordo com a gestão municipal, que prevê a qualificação estrutural das unidades de saúde do Recife, melhoria na segurança – incluindo iluminação no entorno dos postos de trabalho e capacitação dos profissionais que atuam na segurança -, organização de um concurso público para 2019, reajuste salarial equiparado aos servidores da rede estadual, reforço no abastecimento de medicamentos e insumos nos postos, clínicas e policlínicas.
Além disso, a Prefeitura do Recife prometeu entregar, na próxima semana, o Centro de Saúde Djalma de Holanda Cavalcante, localizado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, e a Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, área central da cidade.
Fonte: OP9 – Sistema Opinião de Comunicação



