Arboviroses ainda em alta no estado

Pernambuco já registrou, entre os dias 3 de janeiro e 28 de maio, 23.903 casos de arboviroses (dengue, chicungunha e zika). Já em relação a mortes relacionadas às doenças causadas pelo Aedes aegpyti, continua em 28 o número de óbitos, sendo 22 por chicungunha e seis por dengue. Os dados foram divulgados na manhã de ontem em boletim atualizado da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Entre os casos suspeitos, um total de 120.512 notificações no Estado. E o número deve aumentar. “A partir do momento em que notificamos casos suspeitos, já sabemos que tem circulação do vírus no local. No diagrama de controle, os números ainda estão acima do limite esperado, principalmente de dengue”, pontua a coordenadora do Programa de Controle de Arboviroses da SES, Claudenice Pontes.

Enquanto os números de chicungunha começam a diminuir, ainda há dificuldade na confirmação de casos de zika. “A maioria de municípios que teve epidemia de chicungunha já está fazendo controle. Já a zika, por dificuldade laboratorial, ainda não confirmamos muitos casos. Damos preferência para os kits de diagnóstico em grupos de risco, como gestantes e idosos”, explica.

Por causa da chuva dos últimos dias, o acúmulo de água em depósitos, principalmente a céu aberto, aumenta. Por isso, o cuidado deve ser redobrado.

Fonte: Jornal do Commercio

Compartilhe:

Deixe um comentário

Fique por dentro

Notícias relacionadas