Termina nesta sexta-feira (3) em Petrolina, no Sertão de pernambuco, a Campanha de Vacinação contra a gripe. Devem receber a dose idosos, gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos, indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas e mulheres com 45 dias após o parto.
Até o momento foram imunizados no município 48.661 pessoas, o que equivale a 86,13% do grupo prioritário.
A campanha começou em todo o país no dia 4 de maio e deveria encerrar no dia 22. Mas, como em Petrolina a cobertura de imunização do público-alvo não chegou aos 85%, como preconiza o Ministério da Saúde, a data foi prorrogada. Quem ainda não recebeu a dose da vacina deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e atualizar o cartão de vacinação.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Petrolina, Jeane Moares, alerta sobre a importância da campanha. “O período frio na região está chegando e como as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas, correm um maior risco de contrair a doença e podem desenvolver um quadro mais grave, podendo chegar até a morte”, explica.
As unidades de saúde da Zona Urbana ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e na Zona Rural das 7h às 14h.
Grupo prioritário
A vacina é destinada a idosos, gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), indígenas, pessoas portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade, como pessoas do sistema carcerário.
Vacina
A vacina é trivalente e protege contra três vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B. Todos os anos a vacina da gripe é atualizada para adequá-la aos vírus que circulam na atual estação. A composição é definida pela Organização Mundial da Saúde.
Fonte: G1