Combate ao fumo: servidores são orientados

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado nacionalmente nesta quarta-feira (29), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove encontro com servidores para alertar sobre a data e os malefícios causados pelo tabaco. O evento, que acontece no auditório da SES, das 8h30 às 11h, reunindo cerca de 130 servidores da Saúde, para chamar a atenção para os agravos à saúde proporcionados pelo fumo, direta ou indiretamente. Apresentação de cordelistas e teatro de mamulengo fazem parte da programação educativa elaborada pelo Programa de Controle do Tabagismo e outros fatores de risco para o câncer.

Em apoio aos municípios que promovem programação para lembrar a data, a SES realizou distribuição de mais de 50 mil folders, 3,5 mil cartazes e 3 mil camisas do Ministério da Saúde sobre o tema. A campanha tem como mote os danos do cigarro ao meio ambiente, com o slogan “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”. Segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico para o ano de 2011 (Vigitel), a capital do Estado registou uma das menores frequências de fumantes no sexo masculino: Salvador (10,6%), Maceió (10,9%) e Recife (13,1%). O percentual é de adultos, maiores de 18 anos.

Ministério da Saúde – A Lei nº 7.488, de junho de 1986, estabelece que na semana do dia 29 de agosto seja feita anualmente uma campanha de âmbito nacional, visando alertar a população, principalmente os adolescentes e adultos jovens, sobre os males à saúde causados pelo fumo.

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe:

Deixe um comentário

Fique por dentro

Notícias relacionadas