Coração x diabetes

O diabetes é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e entupimento de artérias, especialmente das pernas e pés, além de formação de aneurismas. Pacientes com diabetes tipo 2 têm risco 2 a 4 vezes maior para mortalidade por doença cardiovascular comparado a indivíduos sem diabetes. Em torno de 75% das mortes cardiovasculares atribuídas ao diabetes estão relacionadas à doença coronariana.

Estima-se que cerca de 10% da população adulta brasileira seja diabética. A maior parte das complicações acontece quando não se tem um controle da taxa glicêmica, associada ao uso de tabaco, sedentarismo, dieta deficiente, não realização de exames dentro dos prazos estabelecidos pelos médicos e falta de atenção e tratamento com sintomas concomitantes. O risco de sofrer um infarto aumenta 40% nos homens e 50% nas mulheres que têm a doença. Quando a enfermidade se instala, potencializa outras condições de risco, como pressão e colesterol altos.

As doenças cardiovasculares estão entre as causas mais frequentes de morte no Brasil. Evitar o diabetes significa afastar essa ameaça. Um estilo de vida saudável dificulta o aparecimento dos males que podem acometer as funções do coração. Praticar atividades físicas regulares, reduzir carboidratos, bem como realizar refeições em horários regulares são atitudes que podem prevenir o diabetes tipo II, além de controlar a doença.

É necessário avaliar a presença de fatores de risco, como tabagismo, excesso de gordura abdominal, hipertensão, sedentarismo, dieta pobre em fibras e história de diabetes na família. Quando esses fatores existem, o acompanhamento com um profissional de saúde promove uma melhora gradual no estilo de vida. A escolha da medicação também é importante, pois algumas novas drogas para tratar o diabetes proporcionam a perda de peso do paciente. Cuide da sua saúde! Tenha uma vida saudável! Esse será um dos temas a ser discutido no Endorecife 2016, de 30 de junho a 2 de julho no Sheraton Paiva, Recife.

Fonte: Jornal do Commercio

Compartilhe:

Deixe um comentário

Fique por dentro

Notícias relacionadas