Entidades médicas cobram melhorias para Hospital Ulysses Pernambucano (HUP)

HUPA situação do Hospital Ulysses Pernambucano (HUP) foi debatida em fórum realizado pelas entidades médicas  (Simepe e Cremepe), na manhã desta segunda-feira (06), na sede do Conselho, e contou com as presenças de representantes da Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), do corpo clínico e direção da unidade, além do major da Casa Militar, Luiz Pereira.

O hospital é a principal emergência psiquiátrica do Estado e passa por problemas que vão desde a estrutura física à falta de recursos humanos. Na ocasião, os médicos e profissionais do HUP apontaram dificuldades com falta de medicações específicas, de técnicos de enfermagem e de farmacêuticos,  de acesso aos exames de média complexidade, entre outros.

Esses e outros problemas foram constatados também pelas fiscalizações do Cremepe, como relatou o médico fiscal Sylvio Vasconcellos “nas últimas visitas que fizemos ao HUP, encontramos animais felinos na parte externa do hospital, goteiras, rede elétrica deficitária e telhado em situação precária, com risco de desabamento”, disse.

Para o presidente do Cremepe,  André Dubeux,  o objetivo é encontrar saídas para recuperar o hospital e criar uma parceria entre as três entidades presentes e os órgãos responsáveis .  Já o presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, reforçou a importância de adequar as escalas de plantão e prover maior segurança aos profissionais do HUP.

A Secretária Executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota, considerou as informações  discutidas  e garantiu esforços para sanar os problemas. Sobre o déficit de profissionais, ela informou que já foi sinalizado a recomposição da vacância. O engenheiro Andelino Neto, também da equipe da SES, apresentou o projeto de Manutenção e Recuperação Emergencial da Coberta . O hospital está com o telhado comprometido e as chuvas tendem a piorar a situação. De acordo com ele, os reparos já foram iniciados no Pavilhão Juliano Moreira  e os próximos serão o acesso principal, emergência , cozinha, depósito e lavanderia.

Durante o encontro ficou deliberado a formação de uma comissão de trabalho para acompanhar as melhorias no hospital.  Na próxima quarta-feira (08), a pauta será discutida em audiência no Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Compartilhe:

Deixe um comentário

Fique por dentro

Notícias relacionadas