Estoque baixo de leite humano preocupa maternidade referência na Zona Norte do Recife

Cisam pede doações para ajudar os mais de 40 bebês internados na unidade, que recebe os partos de alto risco do Grande Recife.

No mês de conscientização para a importância da amamentação, a maternidade do Centro Integrado de Saúde Amaury Medeiros (Cisam), na Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, sofre com o estoque baixo de leite humano. Com os freezers praticamente vazios, os profissionais de saúde pedem doações para salvar a vida de bebês internados na unidade. (Veja vídeo acima)

De acordo com a unidade de saúde, há várias crianças internadas que precisam do alimento. “Atualmente, temos 25 bebês na unidade Neonatal, outros 10 bebês na UTI Neonatal e outros oito na Canguru”, cita a médica Igara Melcop, que atua na maternidade.

Para essas crianças, o leite é usado não somente como um alimento, mas como uma forma de imunizar a criança. “O leite materno não é só nutrição, é também proteção e tratamento, fazendo parte do arsenal terapêutico do bebê”, explica Igara.

A doação pode ser feita por mulheres que conseguem amamentar e, ainda assim, têm leite de sobra. “Com esse gesto, a mãe vai doar vida e qualidade de vida para outros bebês”, diz a médica.

A doação pode ser agendada através do telefone (81) 3182-7720, para que os profissionais do hospital busquem o leite na casa da doadora. O número é válido para a Região Metropolitana do Recife.

Bancos de leite precisam de ajuda

No início de agosto, pelo menos outros três hospitais tinham baixa nos estoques, como o Barão de Lucena, no Recife, o Jesus Nazareno, em Caruaru, e o Dom Malan, em Petrolina.

Pernambuco possui, atualmente, dez bancos de leite humano, sendo quatro ligados à rede estadual de saúde, além de cinco postos de coleta. Qualquer mãe saudável pode doar o seu excedente a esses locais.

Como doar

Para retirar o leite da mama, a indicação é que a mãe use um lenço para proteger a boca e a cabeça, além de higienizar as mãos. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café.

O papel que vem na parte interna da tampa precisa ser retirado antes de todo o processo. Para higienizá- los, deve-se lavá-los em água corrente e com sabão neutro.

Em seguida, é preciso colocar os vidros em uma panela com água e levá-los ao forno. Após a água começar a ferver, deixa por mais 15 minutos no fogo.

As mães interessadas podem entrar em contato com os bancos de leite ou de coleta para ir até a unidade fazer a retirada do alimento. Também é possível solicitar que um representante do hospital vá até a casa da doadora buscar o leite.

Fonte: G1

Compartilhe:

Deixe um comentário

Fique por dentro

Notícias relacionadas