Do pátio, é possível ver janelas do Hospital Otávio de Freitas abertas. Governo estadual afirmou que vai resolver o problema.
Mães de crianças internadas no Hospital Otávio de Freitas (HOF), na Zona Oeste do Recife, denunciam que o ar-condicionado da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica está quebrado. Além do desconforto, elas relatam preocupação com entrada de insetos e bactérias. (Veja vídeo)
Do pátio da unidade de saúde, é possível ver as janelas abertas. Vídeos enviados para o WhatsApp da TV Globo mostram a rotina de desconforto. As mães passam o dia inteiro abanando os filhos devido a falta do ar-condicionado.
Moradora de Limoeiro, no Agreste do estado, Adriana do Nascimento veio para o Recife há duas semanas. “As duas semanas a gente abanando e não dorme de noite. Nem a gente [mães], e nem os meninos. Os meninos com calor, horrível. A gente muda [as roupa] dos meninos e quando vai ver, o menino está molhado de suor de novo”, conta.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/E/k/0xQPHmRAqrJVygFYhXFA/frame-00-00-11.980.jpg)
O Otávio de Freitas é um hospital estadual. As mães relatam que nem os funcionários estão aguentando o calor. “Teve uma [funcionária] mesmo que estava com meu filho e ela teve que sair por causa do calor. Ela começou a ficar pálida e teve que se sentar”, relata a dona de casa Tatiane Lins.
Algumas das crianças estão internadas há meses e as mães delas relatam que esta não é a primeira vez que isso ocorre. Além disso, elas percebem que, cada vez que o ar-condicionado para de funcionar, a saúde das crianças acaba piorando.
Por meio de nota, o Governo do Estado informou que equipes estão no local tentando solucionar o problema e que, ainda nesta sexta-feira (18), a refrigeração da UTI pediátrica vai ser reestabelecida.
Fonte: G1



