Perguntas sem respostas
Por que o mesmo País que pesquisa uso de células tronco e vacina contra a aids não consegue pagar comprimidos de eficácia comprovada e necessários a jovens cardiopatas graves? Por que o Estado que cobra precisamente impostos ao cidadão não tem equipe de saúde a postos na hora em que ele corre risco de morrer? Por que o SUS, modelar para o mundo por sua proposta universal e de correção de desigualdades, vem se despedaçando em formatos diferentes, com patrões de figura jurídica distinta e que não se comunicam em benefício dos doentes? Por que pessoas como Jéfferson Vicente da Silva, no auge da juventude, precisam implorar por meio da mídia para ter direito a tratamento e acabam morrendo sem que autoridades da saúde pública assumam espontaneamente o problema dele e dos seus iguais em sofrimento?
Sonhando até o final …
“Se Deus quiser, daqui (2012) a uns anos a medicina estará avançada, eu possa fazer o meu transplante e ficar bom. É o que eu penso e sonho. A gente tem que sonhar até o final”, Jéfferson Vicente da Silva, 19 anos, portador de miocardiopatia dilatada, doença familiar que matou seu irmão mais velho aos 21 anos. Morava na encosta de morro do Recife e faleceu segunda-feira, depois de passar por uma UPA e ter atendimento negado pelo Samu.
Confira a entrevista com o jovem e seus familiares no jconlineblogs.ne10.uol.com.br/maissaude/
Atualize-se
Enfermagem
A Unidade de Educação Profissional do Senac abriu inscrições para especialização técnica em enfermagem do trabalho e flebotomia (punção venosa). As aulas acontecem a partir de abril. Mais informações pelo telefone 0800 081 1688.
Acupuntura
Hoje, às 19h, na Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Maurício de Nassau, nas Graças, haverá palestra gratuita sobre acupuntura, promovida em parceria com o Conselho Regional de Acupuntura do Nordeste. Informações: (81) 2121-5922.
Cremepe exige melhoria no HCP
Hospital de Câncer, sob comando do Estado, precisa de refrigeração adequada no bloco cirúrgico e readequação da emergência.
Mais Samu para Paulista
Em vez de duas, agora são quatro ambulâncias à disposição do município, para o atendimento de urgência.
Participe
Mamaço
Feministas e ativistas pelo direito à amamentação promovem mamaço, domingo, às 15h, no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea. É pelo direito de amamentar crianças em público.
Ebserh
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares é tema de debate terça, às 8h30, no Anfiteatro I no Hospital das Clínicas da UFPE. A universidade ainda não aderiu à empresa, que está gerindo hospitais federais.
Quero saber
“Meu pai, com sangramento no cérebro, recebeu alta do HR, voltou pior e não tem UTI. O médico diz que tem uns 40 esperando vaga”, Petrônio Silva, de Ingazeira, Sertão
Resposta
O Hospital da Restauração confirma o trauma encefálico grave do paciente, com hemorragia e complicações. Mas alega que o quadro dele era estável no momento da alta e necessitava de acompanhamento ambulatorial. A vaga em UTI ainda não foi garantida.
Fonte: Jornal do Commercio