“Foi a primeira vez que ela riu.” É o que conta a dona de casa Vera Lúcia da Silva, 31 anos, sobre a reação da filha Sofia Valentina, 5 meses, ao colocar os óculos e retribuir o olhar da mãe. Sofia é uma das 265 crianças com microcefalia relacionada ao vírus zika atendidas no Centro de Reabilitação Menina dos Olhos, da Fundação Altino Ventura (FAV), na Iputinga, Zona Oeste do Recife. Dessas, 123 têm lesões oculares comprovadas. Ontem, porém, começaram a enxergar melhor, após a doação de óculos da FAV, com apoio de parceiros públicos e privados. A fundação espera que a sociedade ajude outras 142 crianças, que estão na lista de espera da unidade.
“A visão é a principal porta de entrada da informação do ambiente para o ser humano. Vendo melhor, a criança desenvolve uma resposta melhor em todas as outras áreas”, destacou a presidente da FAV, Liana Ventura. A Casa Lux Ótica doou 87 óculos especiais para os pequenos. O restante das armações será entregue na semana que vem.
Além dos óculos, os bebês foram presenteados com 200 kits contendo latas de leite e fraldas, doados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), e 60 kits de estimulação visual, auditiva, física e intelectual, confeccionados por 30 voluntários do Citibank, orientados por fisioterapeutas da fundação. A FAV estima que um kit completo custe em torno de R$ 360 e procurava parceiros para financiá-los. Com os kits garantidos, as mães poderão dar continuidade à estimulação em casa.
Valores altos demais para um orçamento já apertado. “Precisamos desse apoio, pois vivemos integralmente para os bebês. Trabalhamos somente para eles”, lembrou Jaiane Santos, mãe de Nathally Vitórya, 8 meses. A menina precisa realizar uma cirurgia, mas está abaixo do peso. Uma lata do leite específico para auxiliar no ganho de massa custa cerca de R$ 300.
De acordo com Liana Ventura, para o trabalho continuar com os 142 bebês que estão à espera de reabilitação e intervenção precoce é necessário que a população se mobilize. Doações podem ser feitas através da conta corrente 4173-1, da Caixa Econômica Federal, Agência 0005, Operação 003.
Fonte: Jornal do Commercio