Novo padrão de saúde para a mulher

Caio, Maria Laura, Cauã e Sara são nomes que ficarão na história da cidade. Eles são os primeiros bebês nascidos no Hospital da Mulher do Recife (HMR)Dra. Mercês Pontes Cunha, localizado no bairro do Curado. Com cuidado, muito afeto e atendimento humanizado, esses pequenos recifenses chegaram ao mundo de parto normal, na hora que escolheram. Os recém-nascidos e suas mães inauguraram, nos últimos dias 07 e 08 de junho, uma nova fase para as mulheres da capital pernambucana. A realização de partos foi iniciada em menos de 30 dias a partir da entrega da unidade à população, conforme dita o cronograma de abertura de serviços do Hospital. Desta forma, a Prefeitura do Recife incrementa em 40% a capacidade de atendimento desse serviço de saúde para as gestantes.

Os pais de Caio, moradores da localidade de Roda de Fogo, bairro de Torrões, não escondiam a felicidade. Flávio Campelo, 31 anos, revelou que o atendimento superou as suas expectativas. “Estou muito feliz porque tudo aqui nem parece de um hospital público. A estrutura e a equipe são show de bola”. Mércia dos Santos, 22 anos, ainda emocionada com o nascimento do seu primeiro filho, disse: “amei que meu filho tenha nascido aqui. Tive o que não esperava. Gostei da preparação, da atenção da equipe, da sala onde Caio nasceu, de tudo”, reforçou. Caio nasceu pesando 3,2 quilos e medindo 48 centímetros. A mãe teve o parto humanizado com estímulos de banho de banheira e bola, além da companhia do pai da criança.

A dona de casa Raquel Ferreira da Rocha, 31 anos, também recebeu estímulo para ter seu terceiro filho sentada – método que, por promover o parto na posição vertical, facilita a saída do bebê. Sua filha Sara também nasceu de parto humanizado, pesando 3,3 quilos e medindo 49 centímetros. Raquel disse ter ficado surpresa com o tamanho do Hospital e com a tranquilidade da equipe. “Isso me deixou calma, porque esse parto foi diferente dos outros. Achei que foi rápido e que as mulheres que vierem pra cá vão gostar muito”, falou, poucas horas depois de dar à luz. O marido, Cledevilson Nogueira de Souza, 41 anos, afirmou que o serviço é excelente. “Tinha escutado falar do Hospital, mas não esperava encontrar uma estrutura desse tamanho”, admirou-se. Eles são do bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Na rede municipal do Recife, mais de 30% dos partos são de gestantes de outros municípios.

Cauã, o terceiro filho de Luciana Mileide da Silva Lopes, 30 anos, moradora de Água Fria, nasceu medindo 50,5 centímetros e pesando 3,8 quilos. Já Maria Laura, filha de Samara Freitas, 19 anos, moradora do bairro do Engenho do Meio, chegou com 50 centímetros e 4 quilos.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destaca que o HMR inicia o atendimento 24h de pacientes encaminhadas pelas três maternidades do Recife (Professor Barros Lima, Bandeira Filho e Arnaldo Marques), com a capacidade para realizar até 400 partos mensais. “Esse número vai representar um incremento de 40% na quantidade de partos ocorridos na Rede de Saúde do Recife. E hoje, com os primeiros nascimentos no HMR, o projeto de governo para oferecer atendimento de qualidade às mulheres do Recife, vira realidade”, festejou.

Fonte: Jornal do Commercio

Compartilhe:

Deixe um comentário

Fique por dentro

Notícias relacionadas