Unidade Saúde da Família de Fernando de Noronha é aberta ao público

O local foi inaugurado há quatro meses

A Unidade Saúde da Família está aberta  (Foto: Divulgação )

Depois de quatro meses da inauguração, a Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos – USF, foi aberta para uso nesta segunda-feira (21). Na obra foram investidos R$ 1.400.000,00. A placa de finalização do trabalho foi descerrada pelo ex-administrador de Fernando de Noronha, Luís Eduardo Antunes, em janeiro. O atual administrador da ilha, Plínio Pimentel, esteve no local, mas fez questão de enfatizar que a visita não se tratava de uma nova inauguração. O administrador justificou os motivos do prédio estar fechado esses meses.

“Nós precisamos concluir a obra, demorou por conta da chuva, chegada de material, tem ainda a burocracia do sistema público, por isso a demora de alguns meses, mas agora está entregue a população. A partir de hoje a unidade estará aberta das 8 às 17h ”, explicou Pimentel.

Fernando Magalhães e Plínio Pimentel visitaram as salas  (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo )

O novo prédio é localizado as margens da BR 363, em frente a Escola Arquipélago. O espaço conta com 12 salas onde serão realizados atendimento de terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, clínico geral, dentista, além do funcionamento de uma farmácia.

Consultório dentário  (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo )

“Contemplamos todos os serviços de atenção básicas. São cinco consultórios, uma sala de enfermagem, sala de triagem, sala de procedimento, administrativo, arquivo, banheiros com acessibilidade, tudo que o Ministério da Saúde indica para um Núcleo de Saúde da Família’, falou o superintendente de Saúde da Administração da Ilha, Fernando Magalhães.

O superintendente também informou que na unidade serão promovidos os atendimentos de especialistas, como ginecologia, psiquiatria e exames de ultrassom com uma programação especial por mês.

A farmácia vai fornecer medicamentos  (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo )

“Essa unidade, como toda estrutura, vai possibilitar aos profissionais melhor condição de trabalho e a população terá acesso a promoção à saúde. A gente vai evitar que as pessoas cheguem a ser internadas e precisem do serviço do hospital”, informou a gestora da Primeira Gerência Regional de Saúde, Ângela Lessa.

O serviço de aferição de pressão está sendo feito  (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo )

Os atendimentos começaram na prática. “Eu vim aferir a pressão, estou fazendo um acompanhamento. O prédio está lindo, agora vamos ver se o atendimento é tão bom quanto o espaço”, falou a funcionária pública, Dione Maria da Silva. “Eu vim para uma consulta com o clínico geral, o espaço está uma maravilha, fiquei surpreso, a unidade está aprovada”, avaliou o artista plástico, Washington Paiva.

Fonte: G1

Compartilhe:

Deixe um comentário

Fique por dentro

Notícias relacionadas