O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) realizou, na quarta-feira (28), uma série de visitas de vistoria a unidades de saúde da rede municipal de Caruaru, no Agreste do Estado. Uma equipe de diretores esteve na Base do Samu, na UPA Boa Vista e na UPA Rendeiras para apurar denúncias feitas por médicos que atuam na rede local, relacionadas às condições de trabalho e ao atendimento à população.
Durante as vistorias, foram identificados problemas como superlotação, estrutura física precária e falta de segurança para profissionais e pacientes. Na UPA Rendeiras, em especial, as condições sanitárias chamaram a atenção da diretoria do Simepe. Os médicos plantonistas queixaram-se da presença de ratos, baratas por toda a unidade, situação considerada incompatível com um ambiente de assistência à saúde.
De acordo com o diretor de Assistência ao Associado do Simepe, Robson Miranda, o cenário retratado reforça a gravidade das denúncias apresentadas pela categoria. “O que constatamos nessas unidades, especialmente na UPA Rendeiras, é extremamente preocupante. Além da superlotação e da precariedade estrutural, há um grave problema sanitário sério, o que expõe médicos, demais profissionais de saúde e pacientes a riscos inaceitáveis”, afirmou Robson.
Robson Miranda ressaltou ainda que o sindicato seguirá atento e atuante. “O Simepe cumpre seu papel de fiscalizar, denunciar e cobrar soluções. Não é possível garantir uma assistência de qualidade sem condições mínimas de trabalho e segurança”, completou.

Encaminhamentos após as vistorias – Após as visitas realizadas pelo Simepe, a Secretaria de Saúde de Caruaru (Sesau) convocou uma reunião para a sexta-feira (30/01). No encontro, foi apresentado um cronograma de ações com o objetivo de promover as melhorias necessárias nas unidades de saúde. A gestão municipal também informou que irá formalizar uma proposta de recomposição dos proventos dos médicos, que estão há mais de um ano sem reajuste salarial. O Simepe irá convocar uma nova AGE com a categoria, assim que receber via ofício, o comunicado da gestão municipal.


