Simepe e SES debatem sobre superlotação do Hospital da Restauração

A presidente do Simepe, Claudia Beatriz Andrade; o vice, Walber Steffano; e os diretores Mario Jorge Lobo e Malu David, participaram na tarde desta quarta-feira (16/09) de reunião com o secretário de Saúde do Estado, André Longo, a secretária-executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota, além de gestores da Regulação em Saúde, Ericka Siqueira e Aristides Oliveira. O foco principal da reunião foi discutir medidas para a superlotação que atinge o Hospital da Restauração (HR) uma das maiores emergências do Brasil, e buscar melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde da unidade, bem como a qualidade do atendimento para a população pernambucana. Na ocasião, o secretário André Longo, reconheceu os problemas e as dificuldades que enfrentam o HR e outras unidades de saúde, principalmente, nesse cenário da COVID-19. No entanto, assegurou que ações estão sendo tomadas para desafogar o grande fluxo do HR e da rede de saúde estadual, com contratualizações de novos leitos de retaguarda em hospitais conveniados ao SUS, aponta que nos próximos quinze dias já deve estar concluído esse processo.
É importante destacar que, na semana passada (10/09), a comitiva de fiscalização do Simepe realizou uma blitz no HR, onde foi visto de perto que não existe o novo normal nesta unidade de saúde. Em tempos de Covid-19, os pacientes e profissionais de saúde continuam em emergências superlotadas, num verdadeiro caos, e agora com um ônus a mais: a exposição e risco de contaminação pelo novo coronavírus. Risco este que atinge a todos que lá estão (pacientes, acompanhantes, médicos e demais profissionais de saúde).
Na Emergência Geral, por exemplo, onde a capacidade é de 120 vagas, estavam sendo atendidos 176 pacientes, ou seja, cerca de 50% a mais do que comporta a emergência do hospital. Em respeito e com o compromisso de defender os interesses da categoria médica, o Simepe vai continuar atento em relação aos problemas do HR e de outras emergência/urgências do Estado de Pernambuco.

Compartilhe:

Fique por dentro

Notícias relacionadas