Atenção Médico 17.07.16

Audiência no MPPE discute situação do Samu Caruaru

A situação do Samu Caruaru foi pauta de audiência no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na quinta-feira (14/07). O objetivo do encontro foi discutir soluções para prover  melhorias ao serviço, que, atualmente, encontra-se sucateado. Estiveram presentes médicos do Samu, o presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, representantes das secretarias  municipal  e estadual de saúde, além do promotor  de Justiça de Defesa da Saúde, Paulo Augusto Oliveira. O serviço tem sido alvo de muitas críticas nos últimos meses. As ambulâncias funcionam em condições precárias, sem manutenções e com escassez de equipamentos. Há ainda outros problemas, como por exemplo, a retenção de macas durante as ocorrências, falta de segurança na base e o não pagamento das gratificações de regionalização dos médicos.  Outro ponto relevante da discussão foi o comprometimento da Secretária de Estadual de Saúde (SES) em repassar R$1 milhão ao município, até na sexta-feira (15/07). Parte deste recurso será usada para normalizar os pagamentos das gratificações dos médicos.

A Defensoria Médica e o Planejamento Previdenciário

A Defensoria Médica do Simepe (DM) oferece aos médicos, dentre outros serviços jurídicos, o Planejamento Previdenciário, que busca otimizar as condições de sua aposentadoria no INSS, na União, no Estado de Pernambuco, no município do Recife e demais municípios. No Planejamento será feito um diagnóstico das condições de segurado do médico, e se buscará a melhor espécie de aposentadoria a ser adquirida. A título de exemplo, com este serviço jurídico o médico poderá acrescer até 40% de tempo, ou seja, transformar 10 anos em 14 anos, e se aposentar com uma melhor aposentadoria. Segundo o presidente do Simepe Tadeu Calheiros, com o Planejamento Previdenciário será identificada qual a melhor opção de aposentadoria para o médico, de modo que ele possa ter  tranquilidade no momento de sua aposentadoria. “Além disso,  vai permitir também revisar a aposentadoria já concedida, com o objetivo de elevar o valor e cobrar os atrasados”, enfatizou

Nota de pesar

Manifestamos nosso pêsames e solidariedade à família e aos amigos do médico  Antônio Wanderley de Siqueira, ex-presidente do Simepe ( biênio 1969/1971), falecido em 11/07. Desejamos força e que Deus conforte seus corações.

SUS – O SIMEPE reitera sua posição intransigente em defesa do SUS, universal e gratuito, uma conquista inegociável do povo brasileiro.

Recife, 17 de julho de 2016

Compartilhe:

Deixe um comentário

Fique por dentro

Notícias relacionadas